Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Inscrições para a Cúpula Mundial de Hepatites prorrogadas até 15 de maio
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 07h00
  • Última atualização: 03/05/17 18h42

Inscrições para a Cúpula Mundial de Hepatites prorrogadas até 15 de maio

whs logo ptAs inscrições para a Cúpula Mundial de Hepatites foram prorrogadas até o dia 15 de maio, às 20h (horário de Brasília).  

A Cúpula Mundial de Hepatites (CMH) – ou World Hepatitis Summit (WHS) – é um encontro global bianual que tem por objetivo intensificar o progresso da agenda sobre as hepatites virais. O evento é realizado em colaboração com um país anfitrião diferente a cada edição. A primeira edição da Cúpula teve lugar em Glasgow, na Escócia, em setembro de 2015.

O Brasil foi eleito para sediar a segunda edição da CMH – a ser realizada em São Paulo entre os dias 1º e 3 de novembro de 2017 – como um reconhecimento da comunidade internacional ao seu protagonismo no enfretamento das hepatites virais.

O encontro reunirá governos, formuladores de políticas, especialistas em saúde pública e representantes da sociedade civil para debater formas originais de implementar a Estratégia Global do Setor de Saúde contra as Hepatites Virais (GHSS) – e de alcançar o seu objetivo maior de eliminar as hepatites virais como ameaça à saúde pública até 2030.

Para a diretora do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, a Cúpula Mundial de Hepatites é “o momento certo para debatermos as urgentes estratégias de combate à doença”. A diretora reitera que “os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos convidam a participar desse momento” – e completa: “Contamos com o seu apoio, com o apoio de seu país, de seu estado, de sua cidade e de sua organização”.

HEPATITES – As hepatites virais são silenciosas, mas seus números dizem muito: juntas, as hepatites B e C provocam cerca de 80% de todas as mortes por câncer de fígado e matam quase 1,4 milhão de pessoas todos os anos. No Brasil, são mais de 500 mil casos notificados – entre 1999 e 2015 – de hepatites B e C.

Diante desse quadro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou que os países deveriam reforçar as ações para prevenir a infecção por hepatite viral e garantir que as pessoas que foram infectadas sejam diagnosticadas e recebam tratamento. Assim, a OMS e a Aliança Mundial contra as Hepatites (World Hepatitis Alliance/WHA) estabeleceram a Cúpula Mundial de Hepatites.

LIDERANÇA – O Brasil está na vanguarda da prevenção e tratamento das hepatites virais. A partir de 2015, o país incorporou quatro novos medicamentos revolucionários para o tratamento da hepatite C. Com essa nova tecnologia, diminuem-se os efeitos colaterais e o tempo de tratamento. Em menos de dois anos, o Brasil já tratou assim cerca de 50 mil pessoas, elevando a taxa de cura da doença de 60% para mais de 90%.

INSCRIÇÕES – Há duas formas de participar da Cúpula Mundial de Hepatites: por meio de convite ou por meio da inscrição de trabalhos. Basta acessar o site do evento.

Indivíduos, grupos e organizações estão convidados a apresentar seus trabalhos originais – incluindo pesquisas científicas, sociais e comunitárias, programas, produtos e políticas – e a explicar como estes contribuem ou poderão contribuir para a resposta às hepatites virais em seus países, regiões ou comunidades. Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados serão convidados a apresentá-los na programação do evento. Saiba mais em: worldhepatitissummit.org

IMPRENSA - Toda a imprensa está convidada a participar da Cúpula Mundial das Hepatites 2017. Jornalistas poderão se cadastrar gratuitamente no site ou entrar em contato com Tony Kirby – da assessoria de imprensa da Cúpula – pelo e-mail tony@tonykirby.com

O QUÊ: Cúpula Mundial de Hepatites 2017
QUANDO: 1º a 3 de novembro 2017
ONDE: World Trade Center, São Paulo

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página