Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Congresso Internacional premia pesquisas de HU no Maranhão
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 08h00
  • Última atualização: 09/06/17 17h43

Congresso Internacional premia pesquisas de HU no Maranhão

8398ae70-48b9-4c8d-a4ae-8377ef37db98O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou esse mês mais duas premiações por meio de pesquisas desenvolvidas na instituição. Esse reconhecimento aconteceu durante o I Congresso Internacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (I Conifito), realizado em São Luís, durante os dias 1 e 3 de junho.  

Na área de Terapia Ocupacional, foram apresentados ao todo sete trabalhos, e destes, dois ficaram em 1º e 2º lugar em categorias diferentes. Como primeiro colocado na categoria “Gold” ficou o trabalho que trata da “Percepção materna sobre o cuidado terapêutico ocupacional junto à criança hospitalizada” de autoria da residente Patrícia Santos, orientado e apresentado pela terapeuta ocupacional e também coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do HU-UFMA, Milady Cavalcante. O trabalho buscou avaliar o conhecimento de mães de crianças hospitalizadas sobre o trabalho do terapeuta ocupacional.

Em segundo lugar, na categoria “Silver”, ficou o trabalho “Suporte Social: Percepção de Pessoas com Doença Renal Crônica (DRC)”, apresentado pela residente Aline Santos também sob orientação de Milady Cavalcante. A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de pessoas com DRC sobre o suporte social que recebem. Para isso foi realizado um estudo qualitativo na Unidade Renal do HU-UFMA com adultos em hemodiálise.

Milady Cavalcante destacou a importância da participação em eventos que incentivam a produção da categoria. “Fiquei muito satisfeita em ter participado do I Conifito, um evento com palestras brilhantes e cuidadosamente organizado. Foi uma oportunidade ímpar para apresentar as pesquisas desenvolvidas no Hospital Universitário da UFMA, incentivar os profissionais de saúde residentes a continuarem produzindo e divulgando seus resultados à comunidade científica”.  

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Com informações do HU-UFMA

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página