Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Curso pode ajudar a diminuir morte por parada cardiorrespiratória ou engasgo
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 07h00
  • Última atualização: 16/06/17 18h41

Curso pode ajudar a diminuir morte por parada cardiorrespiratória ou engasgo

 

curso avasusDados da Organização Mundial de Saúde apontam que somente em 2015, mais de 800 pessoas morreram no Brasil, vítimas de inalação ou ingestão de alimentos, causando a obstrução do trato respiratório, o que é conhecido popularmente como engasgo. Informações da União Europeia dão conta de que, a cada ano, aproximadamente 50 mil crianças passam por um episódio de engasgo e, destas, 20 morrem.

Por outro lado, todos os anos ocorrem, aproximadamente, 300 mil paradas cardiorrespiratórias entre os brasileiros. A maioria das vítimas morre antes mesmo de chegar ao hospital. Para transformar esse quadro, o AVASUS, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o curso Suporte Básico de Vida, capacitando profissionais da área da saúde e pessoas interessadas em aprender para esse tipo de socorro.

 

A formação é feita totalmente a distância e gratuita, com as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU no RN e conteudista do curso, Isabel Costa, o foco deste módulo de extensão é capacitar profissionais e acadêmicos da área da saúde, com base nos protocolos estabelecidos para suporte básico de vida. "É importante poder disseminar esses conhecimentos, sobretudo dos novos protocolos de suporte desenvolvidos com base nos últimos avanços científicos. O foco é ofertar a pessoas que não tem a possibilidade de fazer uma capacitação presencial o mesmo conhecimento de quem está em uma sala de aula", afirma. A atividade também é aberta à população em geral.

Idealizado pelo Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (LAIS/HUOL), da UFRN, o curso conta com a colaboração da Secretaria de Educação à Distância da UFRN (SEDIS), SAMU, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e do Ministério da Saúde. Para conhecer um pouco mais do curso Suporte Básico de Vida, acesse:www.avasus.ufrn.br

O que é o AVASUS?

AVASUS é uma plataforma de educação a distância, voltada para a qualificação da formação, gestão e assistência no SUS. A iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, deverá beneficiar cerca de 3,5 milhões de pessoas que atuam na área da saúde, em especial profissionais formados pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS)

Fonte: João Bosco de Araújo

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página