Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Atendimento a tuberculose no SUS é destaque na 15º Expoepi
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 17h55
  • Última atualização: 03/07/17 17h55

Atendimento a tuberculose no SUS é destaque na 15º Expoepi

tuberculose1O Brasil é o país das Américas com a menor incidência e mortalidade por tuberculose. A afirmação foi feita pelo gerente técnico de tuberculose da UNITAID — organização internacional de controle de HIV/Aids, tuberculose, Dráurio Barreira, durante a  15ª Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi),   realizada em Brasília, na última semana .

O resultado e reconhecimento mostram os esforços do país para combater a doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a 1ª doença infecciosa no mundo que mais mata.  A tuberculose não escolhe nacionalidade, sendo presente em muitos países, independente do grau de desenvolvimento.

Em 2014, foi aprovada na Assembleia Mundial da Saúde, a Estratégia Pelo Fim da Tuberculose, que tem como objetivo o “fim da epidemia global da tuberculose”. As metas para cumprimento desse objetivo até o ano de 2035 são: reduzir o coeficiente de incidência da tuberculose para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e reduzir o número de óbitos por tuberculose em 95%.  Para chegar ao resultado, os países devem desenvolver   ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para a doença.

O representante da OMS afirma que, apesar do tempo ainda pela frente para a apresentação de resultados e dos desafios específicos de cada país, o governo brasileiro já conseguiu se destacar no acolhimento as pessoas diagnosticadas com a tuberculose e na aplicação das diretrizes da Estratégia. “ O Brasil já vem fazendo boa parte desse receituário. O SUS já garante atendimento a todas as pessoas com tuberculose. Essa não é a realidade de todos os países”, informa Dráurio.

Com o enfrentamento da tuberculose em destaque na 15ª Expoepi, o Ministério da Saúde aproveitou o evento para lançar o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose que detalha as práticas que serão abordadas, em todas as esferas da saúde pelo país.

Entenda: Ministério da Saúde lança Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose


 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página