Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Feira de Soluções para Saúde começa nesta terça-feira
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 09h00
  • Última atualização: 08/08/17 09h40

Feira de Soluções para Saúde começa nesta terça-feira

 

17 08 07 feira interna 1Com uma ampla programação, acontece nesta semana, entre os dias 8 e 10 de agosto, a Feira de Soluções para a Saúde – Zika. As salas do Senai/Cimatec de Salvador (BA), reunirão diferentes setores e públicos, como pesquisadores, estudantes, comunidades, movimentos sociais, mães e pais de crianças com síndrome congênita de zika, empresários, empreendedores, profissionais, trabalhadores e gestores da saúde e de diferentes áreas do país. Todos juntos para compartilhar experiências nacionais e internacionais e pensar soluções para enfrentar as arboviroses e a síndrome congênita do zika.

 

 

A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Celina Turchi, responsável pela equipe que estabeleceu o vínculo entre o zika e a microcefalia, ministrará a palestra de abertura. Com o tema O papel da translação do conhecimento para soluções de Saúde Pública, a médica discute a interação entre conhecimentos técnico-científicos e sociais, integrando   teoria e prática, para a produção de novos conhecimentos e soluções para os problemas de saúde da população.

(Confira a programação completa)

Em seguida, começam as mesas de debate. Durante os três dias de evento, a programação contempla também rodas de conversas, simpósios, oficinas, diálogo de experiências, seminário internacional, sala de situação, hackaton e apresentação de iniciativas. Os diálogos giram em torno diferentes aspectos relacionados ao tema, como mobilização social, educação e comunicação, conquistas e desafios no cuidado às crianças, direitos das mulheres, reabilitação de bebês com microcefalia e outras deficiências, inclusão, vigilância em saúde ambiental e saneamento, racismo, formação e qualificação, vacinas e medicamentos.

A ideia é que as tecnologias possam ser replicadas por instituições, comunidades e pessoas no Brasil e no exterior. A Feira é coordenada pela Fiocruz Brasília e pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia (Cidacs) e conta com parceiros nacionais e internacionais.

A Feira receberá o Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika – prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias. O evento reunirá mulheres mães de crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras deficiências, gestores, profissionais de saúde e especialistas nacionais e internacionais.

Outra atração será o Hackathon, uma maratona tecnológica em que os participantes serão desafiados a propor o desenvolvimento de softwares ou aplicativos que facilitem a prevenção e o combate às arboviroses como zika, dengue e chikungunya.

Oficinas

Na Feira também tem espaço para se aprender sobre as arboviroses na prática. Ao todo, serão 15 oficinas, com diferentes objetivos: favorecer o desempenho funcional e ocupacional das pessoas que vivem com sequelas relacionadas a arboviroses, confeccionar produtos de tecnologia para assistência e reabilitação com material de baixo custo, estimular desenvolvimento sensorial dos bebês com microcefalia por meio da massagem shantala e banho de ofurô, reduzir a irritabilidade em crianças com deficiência, orientar e elaborar um cardápio nutritivo e direcionado as necessidades de deglutição das crianças com microcefalia, reduzir a dor e ensinar técnicas de conservação de energia para indivíduos com sequelas pós chikungunya, entre outros.

A papel da comunicação diante das epidemias também será destacado durante o evento, com oficinas voltadas para jornalistas de imprensa e mídias alternativas, assessores de comunicação, jovens comunicadores e profissionais da área. Veja os temas.

A Feira Soluções para a Saúde – Zika será realizada no Cimatec (Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã, Salvador - BA).  Para mais informações sobre o evento, acesse o site: www.feirazika.unb.br.

Nathállia Gameiro (Fiocruz Brasília)

 

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página