Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Seminário debate atenção primária da saúde no SUS
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 07h00
  • Última atualização: 07/03/18 17h34

Seminário debate atenção primária da saúde no SUS

abrasco materiaO ano de 2018 traz um conjunto de efemérides que marcam a história, os caminhos e os desafios dos modelos e das formas de prestação da saúde. Em setembro, a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde e a sua Declaração de Alma-Ata completam 40 anos, enquanto o Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito universal à saúde, como expressos na Constituição Cidadã, celebram 30 anos. Olhar o passado, revisitar os processos, analisá-los com as lentes do presente e desdobrá-los para os próximos anos são as propostas trazidas pelo seminário De Alma Ata à Estratégia Saúde da Família: 30 anos de APS no SUS – avanços, desafios e ameaças, atividade preparatória do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018, que acontecerá nos dias 20 e 21 de março, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ).

Promovido pela Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS/Abrasco), o objetivo primeiro do seminário é debater uma agenda política estratégica para a Atenção Primária no SUS frente aos desafios sempre presentes na APS no SUS, às recentes mudanças da Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) e aos debates internacionais. Além desse, o evento quer ser uma atividade de aglutinação e contribuição ao Abrascão, apresentando ao seu final um documento síntese para compor o Caderno sobre o SUS, direitos e democracia, a ser organizado pela Associação ao final do Congresso.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados na temática. Serão disponibilizados no site da Rede APS documentos prévios para auxiliar no debate. Haverá transmissão online da sessão do primeiro dia (20/3). À tarde, os participantes se dividirão em grupos temáticos. No dia seguinte (21) será elaborada uma síntese das discussões com os subsídios para o documento final do Abrascão, seguida de reunião do comitê gestor da Rede APS.

A comissão organizadora do seminário é composta por Luiz Augusto Facchini (UFPel); Ligia Giovanella (Ensp/Fiocruz); Charles Tesser (UFSC); Márcia Guimarães (ISC/UFF); Claunara Mendonça (UFRGS e GHC); Rosana Aquino (ISC/UFBA); Marcia Fausto (Ensp/Fiocruz); Helena Seidl (Ensp/Fiocruz); e Inaiara Bragante (Rede APS).

Serviço:
Seminários Preparatórios Abrascão 2018: De Alma Ata à Estratégia Saúde da Família: 30 anos de APS no SUS – avanços, desafios e ameaças
Data: 20 de março de 2018 – das 9h às 17h
Local: Auditório térreo da Ensp/Fiocruz
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ

Confira a programação aqui.

Bruno C. Dias (Abrasco)

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página