Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > UNA-SUS/UFCSPA aborda a incorporação de tecnologia em saúde
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 14h51
  • Última atualização: 01/06/18 14h51

UNA-SUS/UFCSPA aborda a incorporação de tecnologia em saúde

A capacitação promove a discussão sobre a avaliação e incorporação destas inovações. Matrículas podem ser realizadas até 15 de agosto.

incorporacao de tecnologia em saudePara capacitar profissionais de saúde e pessoas interessadas na incorporação de novas tecnologias em saúde, a Universidade de Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, integrante da Rede UNA-SUS, desenvolveu um curso exclusivo que possibilita a compreensão do fluxo de inclusão de uma tecnologia no SUS.

O curso de 20h é 100% online, gratuito e autoinstrucional, permitindo que o aluno organize os estudos de acordo com a sua disponibilidade de tempo. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, pelo link.

A capacitação de profissionais contribui para o desenvolvimento tecnológico da saúde no Brasil. Para o coautor do curso, Prof. Dr. Rodrigo Della Méa Plentz, “é importante que o profissional saiba escolher as melhores tecnologias em saúde para a população, considerando as necessidades e preferências dos pacientes”.

A capacitação incita a discussão sobre a avaliação dessas inovações, abordando os princípios básicos, como revisão sistemática de efetividade e segurança, análise de custo-efetividade e impacto orçamentário. Nas palavras do autor do curso e também pesquisador do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), Prof. Dr. Rodrigo Antonini Ribeiro, “a avaliação de tecnologias em saúde (ATS) é uma ferramenta fundamental para sistemas de saúde com recursos financeiros limitados, realidade de muitos países incluindo o Brasil”. Para o pesquisador, ainda que seja papel do gestor a tomada de decisão, é importante que demais profissionais de saúde - que atuam diretamente no cuidado ao paciente - compreendam os conceitos de ATS, para facilitar o entendimento das decisões de incorporação de tecnologias que afetam seu trabalho no dia a dia.

“Compreender o que é a avaliação dessas tecnologias e o processo adotado pelo Ministério da Saúde sua incorporação é fundamental para o profissional estar constantemente atualizado”, destaca Rodrigo Plentz.

O conteúdo do curso é estruturado em forma de módulo único organizado em mapa de estudo, incluindo leituras, casos e atividades avaliativas, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico.

Fonte: UNA-SUS/UFCSPA

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página