Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Brasília sedia o 1º Simpósio de Economia da Saúde nos dias 19 e 20 de junho
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 16h00
  • Última atualização: 11/06/18 16h09

Brasília sedia o 1º Simpósio de Economia da Saúde nos dias 19 e 20 de junho

cursoBrasília vai sediar o 1º Simpósio de Economia da Saúde. O evento acontece dias 19 e 20 junho no auditório Carlyle Guerra da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS. Voltado para gestores SUS, acadêmicos, pesquisadores e técnicos do Ministério da Saúde, previamente convidados, o Simpósio será transmitido ao vivo (http://mediacenter.aids.gov.br).

 

O evento tem o propósito de ampliar o conhecimento sobre a Economia da Saúde, que no Ministério é fomentada pela Secretaria Executiva, por meio do seu Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE); além de estimular a disseminação de informações e dados do setor e promover a troca de experiências entre os diversos atores que pensam e produzem conhecimentos sobre a Economia da Saúde tanto na gestão pública como no setor privado.

O primeiro evento organizacional sobre o tema será marcado pelo lançamento da publicação “Contas do SUS na perspectiva da Contabilidade Internacional: Brasil, 2010-2014”, tema da palestra principal: “Quem gastou? Onde gastou? Como gastou? Análise do gasto público da saúde baseado na Metodologia de System of Health Accounts (SHA)”, que será proferida pela professora, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Angélica Borges dos Santos.

Importante para o debate nacional sobre uso racional dos recursos na saúde, o Simpósio também marca os 15 anos da incorporação da Economia da Saúde na Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2003.

Debate qualificado

Em um dia e meio de evento, os participantes poderão fazer uma imersão, conhecendo ferramentas que ajudam a monitorar a alocação de recursos na saúde, além de números e análise sobre setor, que auxiliam o gestor na tomada de decisão.

O Simpósio contará com espaços reservados à exposição de resultados de estudos, além de projeções de pesquisas apresentados em 4 painéis sobre: Eficiência dos Sistemas de Saúde; Modelos Híbridos de Remuneração dos Serviços de Saúde; Limiar de Custo x Efetividade para Incorporação de Tecnologias no SUS e Desafios da regulação de medicamentos e insumos para Saúde no Brasil. Na programação do Simpósio estão previstas, ainda, palestras sobre “O que o SUS ganha com a gestão de custo” e “Investimentos em infraestrutura física e tecnológica no SUS: prospecção e perspectivas no âmbito da economia da saúde”.

→ Mais informações no Portal da Saúde: portalms.saude.gov.br

Texto: Agência Saúde

Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página