Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Abertas as inscrições para Experiências Exitosas da Pessoa Idosa
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 10h39
  • Última atualização: 03/08/18 10h41

Abertas as inscrições para Experiências Exitosas da Pessoa Idosa

Cursos e Eventos

Estão abertas até o dia 4 de setembro as inscrições para o 6º Mapeamento de Experiências Estaduais, Municipais e do Distrito Federal no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. A iniciativa é do Ministério da Saúde por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). Gestores, profissionais de saúde, interessados em geral, podem divulgar e compartilhar experiências.

O objetivo é conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios, estados e do Distrito Federal no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

As experiências mapeadas podem estar relacionadas aos diferentes níveis de cuidados, da Atenção Básica à Especializada, desenvolvidas, por exemplo, junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Atenção Domiciliar, Atenção Hospitalar, entre outras, assim como experiências ligadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIS.

Os coordenadores das experiências selecionadas serão convidados a apresentarem seus trabalhos durante evento organizado pela Cosapi/Dapes/SAS/MS e o Icict/Fiocruz, que terá também como convidados os integrantes do Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, áreas técnicas do Ministério da Saúde, OPAS/OMS, Conass, Conasems, CNDI, CIASCV/CNS, dentre outros. Nesse evento, a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa realizará uma premiação simbólica, por meio de entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência de Boas Práticas, no âmbito do SUS.

Todas as experiências inscritas, que estiverem de acordo com os critérios do Edital, ficarão disponibilizadas no site http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/, com destaque para as 14 selecionadas.

Texto: Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/COSAPI/DAPES/SAS/MS

Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS

 

 

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página