Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Curso para Atualização do Manejo Clínico da Pessoa com Chikungunya
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 11h41
  • Última atualização: 12/09/18 11h53

Curso para Atualização do Manejo Clínico da Pessoa com Chikungunya

 Com 45 horas, o curso online tem como objetivo qualificar e implementar o cuidado das pessoas acometidas por chikungunya.

card insta chikungunyaJá estão abertas as matrículas para o curso online Atualização do Manejo Clínico da Pessoa com Chikungunya, oferecido pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e das Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS).

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 22 de fevereiro de 2019, pelo site. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é integralmente gratuito.

Com carga horária de 45 horas, as duas unidades do curso tratam do manejo clínico da chikungunya no adulto; na gestante e na criança, abordando epidemiologia, definição de casos suspeitos e confirmados, diagnóstico diferencial, exames de laboratório, escala visual de dor, tratamento e notificação, considerando a faixa etária do paciente. O objetivo é qualificar e implementar o cuidado das pessoas acometidas por chikungunya, em especial os doentes crônicos, que apresentam difícil manejo da dor. Os alunos também estarão aptos para identificar casos atípicos e outras doenças virais.

O curso foi elaborado por especialistas na área, com ampla vivência no cuidado dessa doença. Eles trazem a discussão de casos extraídos de suas rotinas de trabalho, com discussão no manejo clínico do doente, auxiliando os profissionais na tomada de decisões no atendimento de casos semelhantes.

“Como a doença é relativamente nova em nosso país e ainda não há vacina para combatê-la, a qualificação dos profissionais para o adequado manejo das pessoas infectadas é de fundamental importância a fim de atenuar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da população assistida pelo SUS”, afirma Débora Dupas, coordenadora de Educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

A Fiocruz Pantanal também oferece o curso Manejo Clínico de Chikungunya em parceria com a UNA-SUS/UFMS. De acordo com a responsável pelos conteúdos dessas qualificações, Leika Geniole, os cursos são complementares. Entre os diferenciais da nova oferta, Atualização do Manejo Clínico da Pessoa com Chikungunya, está o manejo de gestantes, bebês e crianças acometidas pela doença, além da sistematização do tratamento medicamentoso nos quadros crônicos.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/busca.

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página