Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > 1º Seminário PRONAS/PCD: Estratégia para a inclusão da Pessoa com Deficiência
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 15h44
  • Última atualização: 01/11/18 11h37

1º Seminário PRONAS/PCD: Estratégia para a inclusão da Pessoa com Deficiência

 

banner capa noticiaO Ministério da Saúde realizará o "1º Seminário PRONAS/PCD: estratégia para a inclusão da Pessoa com Deficiência, sensibilizar para a diferença no âmbito do SUS” na próxima segunda-feira (5/11), das 8h30 às 17h20, no auditório Emílio Ribas, localizado na sede do MS em Brasília-DF. O evento terá participação presencial limitada; por isso os interessados devem encaminhar solicitação de inscrição para o e-mail: danielle.gouveia@saude.gov.br. O público também poderá acompanhar o seminário ao vivo por este link.

O evento reunirá representantes de entidades credenciadas no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), especialistas e técnicos de secretarias do Ministério da Saúde para debaterem e darem visibilidade às ações e aos serviços desenvolvidos para o segmento nas áreas de prestação médico-assistencial, capacitação e pesquisa.

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão (LBI) será o tema de abertura do seminário e terá como expositores o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos (SNDPD/MDH), Marco Antônio Ferreira Pellegrini, e a assessora parlamentar do Senado, Loni Elisete Manica, doutora em Educação.

Em seis painéis, serão aprofundados assuntos como “Acessibilidade ambiental e atitudinal: direito que promove direitos”, em palestra do procurador do Ministério Público de Contas da União, Sérgio Ricardo Costa Caribé, além da palestra sobre “A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde e o PRONAS/PCD” da diretora de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare Franco Netto. O encontro ainda promoverá relatos dos representantes das entidades sobre experiências exitosas nos projetos.

Confira AQUI programação completa.

Objetivo do evento


O 1º Seminário PRONAS-PCD visa contribuir para o fortalecimento de políticas de saúde pensadas para as Pessoas com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), identificando dificuldades e apontando soluções que atendam as demandas por acessibilidade e assistência desse segmento.

Hoje, quase 24% da população brasileira é formada por pessoas com algum tipo de deficiência. Dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs).

“ O seminário tem esse foco de sensibilizar e conscientizar ainda mais os atores dos Ministério da Saúde sobre questões relacionadas à acessibilidade e à inclusão social, em diversas áreas, dessa importante parcela da população”,Ana Cristina da Cunha Wanzeler, diretora de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, área realizadora do evento.

Voltado para ações nos eixos da pesquisa, promoção da informação e da saúde do segmento, o PRONAS-PCD estimula iniciativas de identificação e diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação/habilitação, uso terapêutico de tecnologias assistivas e projetos intersetoriais de apoio à saúde das pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, múltipla, pessoas com ostomia e com transtorno do espectro do autismo.

O PRONAS/PCD é um programa federal, instituído pela Lei nº 12.715/2012 e regulamentado pelo Decreto nº 7.988/2013, que está alinhado à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Desde 2009 o Brasil é signatário da Convenção, que em 2015 foi incorporada à legislação brasileira, por meio da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146/2015.

Serviço

1º Seminário PRONAS/PCD como estratégia para a inclusão da Pessoa com Deficiência: Sensibilizar para a Diferença no Âmbito do SUS

• Quando: 5 de novembro de 2018, das 8:30 às 17:20
• Onde: auditório Emílio Ribas, edifício sede do Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF.
• Transmissão pela internet: clique aqui

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página