Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde abre inscrições
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 10h49
  • Última atualização: 13/11/18 11h18

Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde abre inscrições

 

cc

A UFPE lança edital de processo seletivo para ingresso em 2019

Estão abertas até o dia 30 de novembro de 2018 as inscrições em seleção para o Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A seleção disponibiliza 30 vagas de admissão ao corpo discente para o ano letivo de 2019.

 

As inscrições devem ser realizadas com o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no Anexo I do edital, e entregue com demais documentos na Secretaria do Programa, que fica no 1º andar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas , na sala do Financeiro do Departamento de Economia da UFPE, dentro do prazo estipulado no edital, no horário de 8 às 12h e de 14 às 17h, em dias úteis. Outra possibilidade de entrega da inscrição é por correspondência, via SEDEX, desde que a postagem ocorra até a data de encerramento das inscrições e recebida pelo Programa em até 3 (três) dias da mesma data. O PPGGES não se responsabiliza por atrasos ocorridos na entrega postal. Confira AQUI Edital completo.

O Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde tem duração de 18 meses e visa proporcionar a gestores e profissionais da saúde mais conhecimento sobre fundamentos econômicos, além de mostrar como a Economia da Saúde é estratégica para a tomada de decisões que privilegie o uso racional dos recursos destinados a saúde.

Retorno para o SUS

A produção acadêmica gerada pelos participantes do curso, que entrará em sua quarta turma, também está alinhada a temas de interesse do Ministério da Saúde, a fim de contribuir para o aprimoramento das políticas do setor.

"Nossa parceria se renova porque os frutos são positivos para SUS. Estamos criando as bases para boas práticas de gestão e o uso eficiente dos recursos públicos para que se revertam em eficácia das ações no setor. Nesse sentido o diálogo com a academia pode ser transformador da prática profissional, atendendo às demandas da população e ao mesmo tempo apontando soluções inovadoras para os gargalos encontrados”, reflete Ana Cristina Wanzeler, diretora do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde.

Para o coordenador do mestrado profissional, Moacyr Jesus Barreto de Melo Rego, além de beneficiar a população por qualificar a gestão em saúde, o curso se aproxima cada vez mais de profissionais com experiência comprovada no SUS, objetivando garantir que os conhecimentos gerados retornem ao Sistema . “ Temos trabalhado cada vez mais no sentido de aperfeiçoar mecanismos que garantam a participação de gestores que atuam no SUS, lá na ponta, para que o retorno seja real. Neste edital já avançamos na redefinição do peso da avaliação para profissionais com larga experiência na saúde pública”,

Parceria

O curso já formou 86 profissionais para atuarem na gestão e economia da saúde é uma parceria entre o Ministério e a UFPE, que acontece desde de 2012, realizada por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). O fruto desse trabalho entre as duas instituições federais pode ser conferido em diversos resultados positivos, e mais recentemente pelo bom desempenho alcançado pelo curso na avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, tirando a nota máxima entre os mestrados profissionais, 5, o que significa excelência do ensino em nível nacional.

Conhecimento compartilhado

O acúmulo de conhecimentos gerado ao longo de 5 anos de existência do Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde servirá de referência bibliográfica nesta edição da seleção, com a adoção de capítulos de duas dissertações de alunos do curso.

Local de informações, inscrições e realização das provas:

Secretaria do Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde
1º andar (Sala do Financeiro) Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Av. dos Economistas, S/N – Cidade Universitária
CEP.: 50.740-590 – Recife – PE
Telefone: 81-2126-8888
E-mail: ppgges.ufpe@gmail.com Endereço eletrônico: http://www.ufpe.br/ppgges

F
onte: UFPE

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página