Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência recebe inscrições
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 15h46
  • Última atualização: 13/12/18 17h05

Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência recebe inscrições

residencia multiprofissionalO Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do Instituto Santos Dumont (ISD), aprovado por meio do chamamento público do Ministério da Educação, recebe inscrições até 18 de dezembro de profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. Os residentes aprovados recebem mensalmente, durante dois anos, uma bolsa do Ministério da Saúde de R$3.330,43.

A Residência é coordenada pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), unidade do ISD localizada em Macaíba (RN). Desde outubro de 2016 o CEPS é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação – CER III, nas áreas de deficiência auditiva, física e intelectual, oferecendo assistências nas clínicas de Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade Extrema e Bexiga Neurogênica.

O ISD oferece um Programa de Residência pioneiro no Brasil, que agrega os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo tanto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. Além disso, o Programa contempla a interface de atuação conjunta com o Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), outra unidade do ISD.

Segundo Lílian Lisboa, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) do ISD, essa é uma oportunidade de formação em serviço em um ambiente de educação e trabalho interprofissional, com a estratégia de educação baseada na comunidade. Esses profissionais irão atuar conjuntamente durante um período de dois anos, mediados por professores, tutores e preceptores de diversas profissões, além de serem estimulados a renovar conhecimentos, atitudes e habilidades para atender melhor às demandas das realidades nas quais estão inseridos.

O Diretor-Geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, explica: “A formação dos profissionais de saúde para o cuidado integral à saúde das pessoas com deficiência não pode estar dissociada da grande articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. E, da mesma forma, precisa responder às demandas específicas, individuais e coletivas dessas pessoas na nossa região”.

O edital completo está disponível em:
http://www.institutosantosdumont.org.br/residencia-multiprofissional/

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página