Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Curso aborda o cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicamentos
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 17h16
  • Última atualização: 27/02/19 17h19

Curso aborda o cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicamentos

 Com carga horária de 45h, o curso busca qualificar médicos para identificar, avaliar e organizar o serviço de saúde para o atendimento e cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicação.

curso medicamentosEstão abertas as matrículas para o curso online Cuidado à Pessoa com Multimorbidade e Polimedicamentos, ofertado pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG), integrante da Rede UNA-SUS. O objetivo é qualificar médicos que atuam na Rede de Atenção Básica à Saúde para identificar, avaliar e organizar o serviço de saúde para o atendimento e cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicação.

A qualificação é destinada, prioritariamente, a médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas também é aberta aos demais interessados de outras categorias profissionais. Todos receberão declaração ao concluir o curso. As matrículas podem ser feitas até o dia 20 de novembro.

Historicamente, os serviços de saúde tiveram como eixo de organização e funcionamento a assistência à pessoa com determinada doença, reconhecida e identificada como ‘paciente’. No entanto, em meados do século XX, o perfil de morbimortalidade vem sendo reconfigurado em, praticamente, todo o mundo, em decorrência das mudanças no perfil demográfico da população e melhorias nas condições e na qualidade de vida resultantes do avanço tecnológico e seus impactos na área da saúde, pela ampliação de recursos, de possibilidades terapêuticas e do acesso aos serviços de saúde.

Nesse contexto processos agudos de adoecimento, responsáveis por altas taxas de mortalidade e baixa expectativa de vida, vêm sendo reduzidos e substituídos por adoecimentos crônico-degenerativos que respondem a cuidados e intervenções de controle ao tempo em que diversificam as demandas por atenção à saúde. Nesse cenário, destaca-se a tendência de aumento da prevalência da multimorbidade, situação frequentemente acompanhada de polimedicação (ou polifarmácia).

Por isso, o curso aborda os fundamentos para o cuidado à pessoa com multimorbidade, condição frequentemente acompanhada de polimedicação ou polifarmácia. A ideia é oferecer aos profissionais de saúde ferramentas e subsídios que facilitam o desenvolvimento de habilidades clínicas centradas na identificação, avaliação e definição de planos de cuidados singulares à pessoa com multimorbidade, considerando as características dos serviços de Atenção Básica à Saúde: trabalho em equipe; ações de saúde apropriadas ao cuidado de pessoas com multimorbidade; recursos que auxiliam a avaliação da polifarmácia quanto ao risco de interações medicamentosas e parâmetros para o processo de desprescrição.

Para tanto, o conteúdo foi dividido em três unidades que tratam, respectivamente: da organização dos fluxos e processos de trabalho; do manejo clínico e cuidado integral à pessoa com multimorbidade; e do cuidado à pessoa com polifarmácia.

Acesse aqui para matricular-se.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.

 

 

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página