Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Treinamento capacita multiplicadores gestores para a nova plataforma DigiSUS
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 12h26
  • Última atualização: 25/03/19 12h45

Treinamento capacita multiplicadores gestores para a nova plataforma DigiSUS

 

TreinamentoRN-DIGISUS2Nesta quinta-feira (21), foi iniciado, em Natal, o treinamento para apoiadores que atuam na ferramenta do DigiSUS Gestor - Módulo Planejamento, e será concluído nesta sexta (22), no Laboratório de Informática do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFRN), com a finalidade de capacitar multiplicadores que darão suporte a esta nova plataforma digital em substituição aos antigos sistemas SARGSUS - Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão e o SISPACTO - Sistema de Pactuação.

O Núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN), através da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF), participa do treinamento oferecendo apoio logístico, que tem iniciativa do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI) do Ministério da Saúde.

O treinamento está sendo ministrado pela servidora Ana Cássia Cople Ferreira, lotada no SEINSF do Rio de Janeiro, com trinta participantes, provenientes da equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN); do Conselho Estadual de Saúde (CES); Secretaria de Saúde de Natal (SMS) e apoiadores técnicos do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/RN), os quais serão multiplicadores para os gestores e técnicos das secretarias municipais de Saúde e dos conselhos de saúde, no âmbito do Rio Grande do Norte.

“O treinamento é importante para os gestores, que vão ter conhecimento da nova plataforma a ser utilizada no ambiente de produção”, ressalta a chefe da SEINSF/RN, Fabiana Figueiredo. Ela esclarece que a nova plataforma ainda não está disponível para os acessos, porém será liberada através de publicação oficializada pelo Ministério da Saúde. “Para os Núcleos, a ferramenta dá visibilidade para os trabalhos das equipes das seções de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINFS/MS), oferecendo maior integralidade, atuando mais próximo, fortalecendo a gestão”, afirma.

A palestrante Ana Cássia destaca a metodologia do treinamento, explicando as novas funcionalidades, discutindo as diferenças dos sistemas anteriores e também sobre os processos de planejamento no intuito de qualificar, tanto a orientação das pessoas que dão apoio aos municípios como a qualificação da própria informação a ser inserida no sistema. Este mesmo treinamento, segundo afirma, ela já ministrou nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Amapá, embora outros estados já tenham realizado, como alguns ainda faltam promover até que o sistema esteja liberado.

TreinamentoRN-DIGISUSDigiSUS Gestor Módulo Planejamento
O DigiSUS Gestor – um dos componentes da estratégia e-Saúde – é uma plataforma digital em construção, que tem por objetivo instrumentalizar os gestores públicos, pesquisadores e toda a sociedade, a obter e informações e dados produzidos pelo MS, por suas entidades vinculadas e por órgãos de pesquisa e disponibilizá-los de forma sistematizada, em forma de painéis, mapas, gráficos e tabelas de caráter executivo e gerencial.

Nos últimos anos, o Ministério da Saúde tem desenvolvido ações no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a fomentar o planejamento ascendente, a discussão do rateio dos recursos e a fortalecer o processo de regionalização em saúde e de organização do sistema. Estas ações buscam trazer efetividade às determinações estabelecidas na legislação do SUS. Dentre as prioridades do MS, está a reformulação dos sistemas de informação do SUS, com foco na integração das informações, de forma a facilitar o planejamento e monitoramento das ações e serviços em saúde.

A gestão do DigiSUS Módulo Planejamento (DGMP) será do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI/MS), por meio da Coordenação Geral de Articulação dos Instrumentos da Gestão Interfederativa (CGAIG/MS).

João Bosco de Araújo, Jornalista Ministério da Saúde no RN

 

 

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página