Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Nova oferta do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Terça, 21 de Maio de 2019, 09h12
  • Última atualização: 21/05/19 09h13

Nova oferta do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

 A metodologia utilizada, além do referencial teórico, oportuniza momentos de reflexão sobre a prática profissional.

familiar instaJá estão abertas as matrículas para o curso online Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFCSPA).

Profissionais de saúde, estudantes da área e demais interessados no tema podem se matricular até 9 de outubro de 2019, pelo site. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é inteiramente gratuito.

Com 30 horas, o módulo trata dos aspectos teóricos e assistenciais da Abordagem Familiar. Apresenta o Programa de Cuidado Domiciliar, os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, visita domiciliar, ferramentas de abordagem e risco familiar. A capacitação é ofertada desde 2014 e já teve mais de 22 mil matrículas desde então.

Com o curso, o aluno irá conhecer como organizar e manter contato com a família durante o curso da assistência domiciliar; a coordenar a gestão do cuidado em colaboração com a pessoa assistida, a família e o cuidador; a identificar o impacto da doença na dinâmica familiar; a reconhecer e manejar situações disfuncionais ou de risco que interfiram na assistência domiciliar.

De acordo com a responsável pelos conteúdos do curso, Patrícia Chueiri, a oferta foi elaborada por profissionais com ótima formação e experiência prática de muitos anos com abordagem familiar no domicílio. A metodologia utilizada, além do referencial teórico, oportuniza momentos de reflexão sobre a prática profissional. “Acredito que o maior ganho dos profissionais que concluírem o curso está na ampliação das suas possibilidades de cuidado e intervenções. Incluir e abordar a família nas situações de cuidado domiciliar deve ser parte do repertório de qualquer profissional qualificado”, afirma.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSCPA

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página