Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > UNA-SUS/UFPE lança curso Urgências e Emergências Cardiovasculares
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 14h55
  • Última atualização: 05/08/19 14h55

UNA-SUS/UFPE lança curso Urgências e Emergências Cardiovasculares

O curso faz parte do Programa de Qualificação Profissional em Urgência e Emergência na Atenção Básica.

curso cardiovascularJá estão abertas as matrículas para o curso online Urgências e Emergências Cardiovasculares na Atenção Básica, oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco, integrante da Rede UNA-SUS.

A capacitação possui carga horária de 30 horas e, como todas as ofertas da UNA-SUS, é integralmente gratuita. Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular pelo link. O início é imediato.

Entre os temas tratados no curso, estão o acolhimento da demanda espontânea, AVC, crise hipertensiva, edema agudo de pulmão, isquemia crítica, morte súbita cardíaca, reanimação cardiopulmonar e parada cardiorrespiratória.

De acordo com a enfermeira, professora da Universidade de Pernambuco (UPE) e responsável pelos conteúdos do curso, Adriana Conrado de Almeida, a mortalidade e a morbidade por doenças cardiovasculares no Brasil têm impacto direto na rede de atenção às urgências, sobretudo, no ponto de Atenção Básica em Saúde. “Os profissionais de saúde que atuam na ABS, além de promoverem a saúde e prevenirem agravos, também precisam acolher as necessidades de saúde da população e saber identificar, precocemente, aquelas situações que, muitas vezes, implicam riscos à vida”.

Para Adriana, tanto a formação como o processo de educação permanente na área de urgência e emergência são fundamentais para contribuir com a diminuição da morbimortalidade das doenças cardiovasculares.

O curso faz parte do Programa de Qualificação Profissional em Urgência e Emergência na Atenção Básica, que tem como objetivo contribuir com a formação dos profissionais que atuam na área, para o atendimento inicial de situações de urgência e emergência que podem ocorrer nas comunidades, em unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ao longo de 2019, serão disponibilizados cursos para profissionais de níveis superior e médio.

Todos os cursos da UNA-SUS estão disponíveis no site, https://www.unasus.gov.br/cursos/. Confira!

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFPE

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página