Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Promoção do ganho de peso adequado na gestação é tema de novo curso
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 11h53
  • Última atualização: 23/01/20 18h59

Promoção do ganho de peso adequado na gestação é tema de novo curso


O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para o acompanhamento e orientações quanto a nutrição adequada da gestante, visando a prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade.

Profissionais de saúde já podem se matricular no mais novo curso Promoção do ganho de peso adequado na gestação, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UNA-SUS/UFSC).

As matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro, pelo link.

O curso foi elaborado para capacitar os profissionais de saúde que fazem o acompanhamento e orientam quanto a nutrição adequada da gestante, visando a prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade. Os conteúdos abordam a importância da manutenção do ganho de peso gestacional adequado na saúde da mulher, tanto em curto quanto em longo prazo. Também serão abordadas estratégias importantes na avaliação nutricional e orientação de uma alimentação adequada e saudável na garantia de uma gestação saudável, além da prevenção de sobrepeso e obesidade.

Com carga horária de 30 horas, o curso é organizado em três unidades. A primeira aborda o papel do estado nutricional pré-gestacional e gestacional na prevenção do sobrepeso e da obesidade, tanto em curto quando em longo prazo, além de trazer a importância de uma alimentação adequada e saudável ao longo da gestação. Na segunda unidade, apresentamos os instrumentos de avaliação nutricional, as formas de monitoramento e acompanhamento do ganho de peso gestacional, assim como as principais recomendações alimentares voltadas para as gestantes. Por fim, apresentamos propostas de ações coletivas de educação nutricional na gestação para prevenção do sobrepeso e da obesidade com enfoque na Atenção Primária à Saúde, espaço preferencial para o desenvolvimento desse tipo de ações.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSC

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página