Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Abertas inscrições para curso sobre Prontuário Eletrônico no SUS
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 14h59
  • Última atualização: 27/02/20 16h44

Abertas inscrições para curso sobre Prontuário Eletrônico no SUS

As inscrições para implantação e uso da plataforma online e-SUS/APS 4.0, com foco no Prontuário Eletrônico, podem ser feitas até o dia 07 de maio

cursoseeventosProfissionais de saúde e de tecnologia que atuam nos serviços da Atenção Primária têm até o dia 07 de maio para se inscreverem no curso sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão. Ministrado na modalidade à distância (EAD), serão duas versões: uma para profissionais de saúde e outra para profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação. O curso é realizado através de parceria entre a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde e o Núcleo de telessaúde Técnico-Científico do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS). O objetivo é atualizar estes profissionais a operarem o sistema de informações e-SUS/APS 4.0, que estrutura e armazena as informações dos pacientes atendidos na Atenção Primária em uma única base nacional.

Para se inscrever, clique aqui.

A Atenção Primária é considerada a principal porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS). É nas Unidades de Saúde da Família (postos de saúde), que ficam próximas da residência ou do trabalho das pessoas, que o cidadão pode ter a saúde acompanhada no dia a dia, por uma equipe de profissionais, realizando consultas e exames. Neste nível de atenção é possível resolver até 80% dos problemas de saúde.

A implantação do Prontuário Eletrônico nestes serviços possibilitará reunir as informações de atendimento aos brasileiros em todo o país. Com dados à disposição em tempo real, confiáveis e consolidados, os profissionais de saúde e gestores conseguirão dar mais eficiência aos serviços prestados e ampliar o cuidado aos pacientes em qualquer lugar e tempo.

CURSO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

A ideia do curso é apoiar os profissionais atuantes nas unidades de saúde de todo o país a implementarem e utilizarem o Prontuário Eletrônico do Cidadão, que integra o software e-SUS/APS 4.0. Serão abordadas questões referentes aos registros clínicos das informações (profissionais de saúde), bem como a instalação e configuração do prontuário (profissionais de TI).

O curso é ofertado através da plataforma Moodle TelessaúdeRS-UFRGS e possui carga horária total de 60 horas. O aluno aprovado receberá um certificado autenticado.

Além dos profissionais de saúde e de TI, incluindo sistemas de infomação, podem participar do curso gestores do SUS e outros servidores das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país.

Para saber mais sobre como realizar o seu cadastro na plataforma de ensino do curso, clique aqui.

Para acessar a plataforma do curso à distância (Moodle TelessaúdeRS), clique aqui. Em seguida clique no curso e insira a chave de inscrição Tele@123.

Na sequência, deve ser preenchida pesquisa dentro do curso com todos os dados solicitados. Eles são importantes para que seja possível conhecer o perfil dos profissionais que participam do curso.

O aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que for mais conveniente, por meio de um computador com acesso à Internet. As aulas ficarão disponíveis durante o período do curso. As atividades e leituras sugeridas deverão ser desenvolvidas no período proposto no cronograma, informado no início do curso.

Dúvidas e informações sobre o curso:
Site: www.telessauders.ufrgs.br
E-mail: ead@telessauders.ufrgs.br

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página