A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Entenda o SUS

Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 14h00
  • Última atualização 20/02/17
  • 18h31

INCA integra missão que avalia projeto de cooperação técnica com Moçambique

INCA LOGORepresentantes do INCA participaram da missão de avaliação do projeto “Fortalecimento das Ações de Prevenção e Controle do Câncer em Moçambique”, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, realizado por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE). O objetivo da missão foi verificar os resultados alcançados pela iniciativa.

O projeto de cooperação técnica internacional, realizado com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU), tenta fortalecer as ações de prevenção e controle do câncer naquele país, por meio da capacitação de recursos humanos nas áreas de anatomia patológica, radioterapia, radiologia, registro de câncer e cuidados paliativos.

Sheila Pereira, responsável pela residência médica do INCA, destacou a importância da formação de residentes em oncologia e em área correlatas. “Essa experiência consolida a relação entre os países, instituições e serviços que atuam, tendo como mote ampliar e qualificar a linha de atenção oncológica, seja por meio da formação de recursos humanos, seja pela troca de experiências sobre o desafio que é para todos nós, brasileiros ou moçambicanos, a prevenção e o controle do câncer”, disse.

Comentário (0) Hits: 141
Registrado em:
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h00
  • Última atualização 21/02/17
  • 10h35

Vacina Pentavalente passa a ser produzida e adquirida no Brasil

vacinaParceria do Ministério da Saúde com o Butantan garante investimento no complexo industrial da saúde e fortalece a oferta da Pentavalente para o Programa Nacional de Imunização

A vacina pentavalente, oferecida no Programa Nacional de Imunização (PNI), deixará de ser importada para o Brasil. Isso porque a parceria entre o Ministério, Bio-manguinhos/Fiocruz e o instituto Butantan tornou possível a produção da vacina em território nacional. Esse é um importante passo para assegurar, cada vez mais, a autonomia na saúde do  país. A vacina garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo b ( responsável por infecções no nariz e na garganta, entre outros) e ainda contra a hepatite B.

A coordenadora do PNI, Carla Domingues, afirma que a mudança no acesso a vacina pentavalente fortalece o Sistema Único de Saúde, garantindo, entre outros benefícios,  a continuidade da imunização pelo PNI para as crianças que vivem no país. "A produção no Brasil  visa garantir autossuficiência da produção nacional, para a manutenção da sustentabilidade da demanda do país, diminuindo a possibilidade de ocorrência de  desabastecimento de produtos e não ficando condicionada à lei de mercado", afirma Carla Domingues.

Comentário (0) Hits: 416
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 15h21
  • Última atualização 17/02/17
  • 15h34

VIGITEL 2017: Inquérito telefônico começou a ser feito em todo o país

vigitelDesde 2006, o Ministério da Saúde realiza, por telefone, o inquérito Vigitel para traçar um panorama dos comportamentos de risco para doenças crônicas não transmissiveis (DCNT) nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. As entrevistas telefônicas são realizadas anualmente em amostras da população adulta (18 anos ou mais) residente em domicílios com linha de telefone fixo. Entre os fatores de risco monitorados estão: inatividade física, baixo consumo de frutas e hortaliças, tabagismo e consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Ainda, são investigadas as prevalências de diagnóstico médico de hipertensão arterial e diabetes, e a realização de exames como mamografia e papanicolau.

Comentário (0) Hits: 1305
Registrado em:

Hospital Universitário em Manaus inicia suas atividades com novos serviços

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (Ebserh), reiniciou suas atividades nesta...

  • publicado
  • 17/02/17
  • 12h37
Comentário (0) Hits: 224

Saúde do DF convoca 89 médicos temporários

A Secretaria de Saúde convocou 89 médicos aprovados no último concurso para médicos temporários. São nove neonatologistas, 13 médicos em terapia intensiva de adulto e 67 pediatras,...

  • publicado
  • 16/02/17
  • 09h00
Comentário (0) Hits: 281

Campanha de medula óssea cadastra 155 voluntários

Uma verdadeira corrente do bem tomou conta da vida de jovens e adultos, na noite de sábado, 11, em prol de Eliany Nascimento, de 21 anos, que sofre de leucemia. A causa era nobre:...

  • publicado
  • 14/02/17
  • 14h00
Comentário (0) Hits: 197

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

CARNAVAL: Beber bastante líquido é fundamental para manter o corpo hidratado

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Fevereiro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 1 2 3 4 5
Fim do conteúdo da página