Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > Hospital em Brasília recebe 110 novos residentes
Início do conteúdo da página
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 08h00
  • Última atualização: 06/03/17 12h38

Hospital em Brasília recebe 110 novos residentes

Profissionais das áreas médica e de saúde iniciam especialização em programas que duram de dois a quatro anos

residentesbsbA partir desta quinta-feira (2), o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) passa a contar com mais 110 profissionais em diversos serviços. Os novos residentes, 24 dos Programas de Residência Multiprofissional e 86 dos Programas de Residência Médica, lotaram o auditório do hospital na cerimônia de boas-vindas.

A superintendente do HUB, Elza Noronha, apresentou a história da instituição, que além de ser vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), renovou o contrato de prestação de serviços com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em janeiro deste ano. “O HUB não começa enquanto os residentes não chegam. Eles são o coração deste hospital. Vamos trabalhar com o diálogo, para discutir divergências e construir consensos”, disse.

Para o indicado à Gerência de Atenção à Saúde do HUB, Renato Antunes, o período é de consolidação da identidade profissional. “A escolha da especialização representa o que eles farão para o resto da vida, e eles entraram em uma das melhores instituições de ensino do país”, declarou. O gerente administrativo do hospital, Paulo Mendes Castro, destacou as melhorias dos últimos anos. “Ter os novos residentes fazendo parte desse novo momento do HUB é muito importante”, completou.

A médica Danielle Fernandes Mota vai para a segunda especialização, depois de ter concluído residência em clínica médica. “Atuar com gastroenterologia sempre foi meu sonho, ainda mais no HUB, que é um hospital universitário e pode trazer melhores discussões médicas”, contou. Já a nutricionista Débora Valadão inicia a primeira residência multiprofissional. A escolha foi a área de Atenção Básica. “Minha expectativa é ganhar bastante experiência e conhecimento aqui, o que levarei para a vida toda”, afirmou.

O ensino no HUB

O HUB é um centro importante de formação profissional no Distrito Federal, com 292 vagas de especialização no formato de residência. Todos os anos, o hospital abre inscrições para preenchimento de oportunidades nas áreas médica e multiprofissional, em parceria com a Universidade de Brasília. Além disso, a instituição também funciona como campo de estágio para os alunos de 15 cursos de graduação da UnB.

A Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Portal Ebserh

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página