Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > Hospital do Rio Grande realiza primeira captação de órgãos de 2017
Início do conteúdo da página
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2017, 09h00
  • Última atualização: 28/04/17 11h16

Hospital do Rio Grande realiza primeira captação de órgãos de 2017

77ca567c-e172-4ae2-8298-18511d315541No início do mês de abril, houve a primeira captação de órgãos de 2017 no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). A comunicação da possibilidade de captação de órgãos foi feita por profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Geral, após a identificação de morte encefálica de uma paciente, sendo iniciados os encaminhamentos para a remoção de dois rins.

A captação foi possível por meio da atuação da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5), e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). A Comissão atua no HU-Furg e acompanha o processo de diagnóstico de morte encefálica e realiza a entrevista com a família do possível doador, com o objetivo de comunicar a morte e sensibilizar para a doação, que somente pode ser realizada com a autorização da família do potencial doador.

Na ocasião, a família acolheu a proposta e consentiu a doação. A equipe de captação de órgãos da Central de Transplantes se deslocou de Porto Alegre, com a colaboração da Furg, que disponibilizou veículo e motorista para o transporte até o traslado aéreo.

Em muitos casos, a doação de órgão e tecidos é a única forma de levar esperança a outras pessoas que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única.

Sobre a Ebserh

O HU-Furg é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-FURG

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página