Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > DSEI Tocantins vacina 92% da população indígena do estado
Início do conteúdo da página
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 07h00
  • Última atualização: 05/06/17 19h06

DSEI Tocantins vacina 92% da população indígena do estado

Sesai2vacinaForam vacinados mais de 10 mil indígenas na região; Coordenador destaca parcerias para o sucesso da ação

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins atingiu uma excelente marca de imunização junto aos povos indígenas do estado. Durante o período que engloba o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), o DSEI conseguiu vacinar 92% da população, que ultrapassa 11 mil indígenas.

Segundo o coordenador distrital, Marcelo Lucena, o trabalho só foi possível pelo empenho e dedicação dos profissionais da saúde indígena e pelo novo formato de gestão aplicado. “Entendemos que o trabalho em equipe é o que favorece o sucesso das ações de prevenção e imunização. Prezamos pelo fortalecimento de parcerias importantes junto às Secretarias de Estado e Municipais de Saúde, além de outras entidades que colaboram no processo de fortalecimento das políticas de inclusão e atenção à população indígena”, destacou.

A cobertura vacinal é um importante indicador das ações de prevenção da atenção básica. O índice próximo dos 100%, nesse caso, demonstra a atuação contínua no trabalho para o bem estar e saúde de qualidade junto a população indígena.

O coordenador do DSEI Tocantins ainda lembra que o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) trabalha de forma efetiva e com planejamento adequado, dentro das prerrogativas da atenção primária.  “Temos certeza que as ações de saúde indígena serão mais eficazes toda vez que pudermos trabalhar em conjunto para atender as necessidades da comunidade”, ressaltou.

O Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) é uma ação nacional, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que visa garantir cobertura vacinal nas aldeias em todo o país, e ocorre no período de abril/maio simultaneamente com a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

Fonte: Secretaria Especial de Saúde Indígena (MS)

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página