Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > Cursos e Eventos > 15ª Expoepi promove debate sobre desafios e conquistas do SUS
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 17h46
  • Última atualização: 07/07/17 17h12

15ª Expoepi promove debate sobre desafios e conquistas do SUS

 

Enfrentamento de doenças por meio da vacinação foi foco de painel

SVS EXPOEPIDr. Carla Domingues (segunda da esq. para dir.) durante o painel: o enfrentamento das doenças imunopreveníveis: conquistas e desafiosNeste mês, o Ministério da Saúde fez uma atualização no calendário de vacinação, ampliando a prevenção contra HPV para meninos de 11 até 15 anos incompletos. A medida é uma das formas adotadas pelo governo para melhorar a qualidade de vida do brasileiro.

Mas para que esse tipo de ação tenha o impacto esperado, é preciso realizar constantemente uma troca de experiências entre as diversas áreas envolvidas no cuidado à população. Um exemplo claro deste tipo de debate está sendo realizado pela 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI).

 

Na manhã desta quarta-feira (28), primeiro dia de evento, foi possível acompanhar o painel sobre os desafios e conquistas do Sistema Único de Saúde no enfrentamento de doenças por meio da vacinação, e contou com a participação da coordenadora Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues. Para ela, a “frequente revisão no calendário, é fruto de pesquisas para identificar populações vulneráveis e que necessitam de complemento na proteção à diversas doenças”.

O painel contou com exposições de palestrantes sobre temas como as estratégias para vigilância e eliminação de doenças e desafios da gestão municipal para controle de doenças. Tudo a partir de uma ótica científica do trabalho na saúde pública.

“Um evento como esse tem grande importância porque junta profissionais de saúde, pesquisadores e gestores para refletir sobre o alcance dessas coberturas vacinais e a importância do que é esse ganho para o SUS, de ter um calendário tão extenso que favorece a diminuição e a mortalidade das doenças imunopreveníveis”, explicou Carla Domingues.

A 15ª EXPOEPI será realizada até esta sexta-feira (30) e tem objetivo de prestigiar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde que se destacaram pelos resultados em atividades de importância para a Saúde Pública.

Janary Damacena, para o Blog da Saúde

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página