Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > Mais de 12 mil profissionais de saúde são capacitados a distância na Bahia
Início do conteúdo da página
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2017, 06h00
  • Última atualização: 12/07/17 19h13

Mais de 12 mil profissionais de saúde são capacitados a distância na Bahia

 

telessaudecapacitaservidoresO Telessaúde Bahia é uma estratégia do Governo do Estado da Bahia que, neste primeiro semestre, já capacitou na modalidade a distância 12.779 profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica. Durante este período, já foram disponibilizadas 21 webpalestras com temas diversos, com o objetivo de qualificar o processo de trabalho dos profissionais de saúde em sua prática diária e, assim, prestar melhor atendimento aos cidadãos.

Com participação de 60% dos municípios baianos e de 25 estados brasileiros, todos os encontros são abertos ao público de todo o país, sem a necessidade prévia de cadastro. Com gravações e o material para consultas disponíveis no site do TelessaúdeBA (www.telessaude.ba.gov.br), a escolha dos temas é baseada em indicadores epidemiológicos regionais, temas de destaque nacional e de relevância para a saúde pública. Por exemplo, durante o período de alerta da febre amarela, foram realizados três momentos com profissionais para discussão do tema, dentre eles, um momento de plantão e outro voltado só para o cenário de Salvador.

 

Para a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Maria Aparecida Figueiredo, o Telessaúde facilita a comunicação da Secretaria da Saúde do Estado com Núcleos e Bases Regionais que são a representação do Estado nos territórios regionais e, com isso, atingir os 417 municípios da Bahia. "Nós somos ordenadores da Política da Vigilância do Estado e precisamos discutir com essas pessoas, trazer coisas novas e que já estão na prática, e dessa reciprocidade, tanto de levar como de ouvir, e sendo esta uma boa ferramenta estamos utilizando e com bastante sucesso. E por que eu digo sucesso? Porque nós temos o feedback dos municípios, das regionais, nos informando de que tem sido muito produtivo", esclareceu a diretora.

Outro destaque do Telessaúde neste primeiro semestre, foi a disponibilização do minicurso online sobre manejo clínico da tuberculose, divido em quatro módulos, que capacitou mais de 900 profissionais de saúde, abrangendo a Bahia e mais 11 estados. Para a enfermeira Jaiane Catiele, que atua no município de Luís Eduardo Magalhães, as aulas do minicurso serviram como forma de atualização. "O minicurso foi bom para me atualizar, mas na prática ainda não utilizei, pois aqui na unidade ainda não recebemos pacientes com tuberculose. Mas sempre que tenho tempo assisto aos vídeos gravados", complementou a enfermeira.

As ofertas do TelessaúdeBA reforçam a proposta de Governo de garantir a efetiva ampliação da cobertura da atenção básica com resolutividade, tendo a Saúde da Família como principal estratégia, já que com qualificação dos profissionais AB contribuem na resolução dos problemas de saúde da população no âmbito da atenção primária, e assim diminuir a superlotação dos hospitais de urgência e emergência estaduais.

Telessaúde Bahia

Nos últimos três anos, o Telessaúde vem trabalhando para prover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde através das suas ofertas como teleconsultoria e webpalestra. O projeto, que faz parte do Programa Telessaúde Brasil Redes, visa o melhor desenvolvimento e capacitação dos profissionais da AB com auxílio de plataformas de tecnologias de informação e comunicação em saúde.

Mais informações: www.telessaude.ba.gov.br

Fonte: Telessaúde

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página