Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > Programa Fortalecer comemora 4 anos de apoio ao tratamento infantil no Into
Início do conteúdo da página
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 08h00
  • Última atualização: 23/08/17 18h52

Programa Fortalecer comemora 4 anos de apoio ao tratamento infantil no Into

Ação inclui atividades lúdicas, programação de leitura para os pequenos pacientes e festividades com personagens da Turma do Valente

criancaHá quatro anos, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, é também a sede do Programa Fortalecer. O projeto foi criado para ajudar de forma lúdica no tratamento de crianças com problemas ortopédicos, trazendo diversão e conhecimento aos pequenos pacientes. Nesta sexta-feira (18/08), o programa, coordenado pela pediatra Germana Bahr, comemorou o aniversário no auditório do instituto, em meio a palestras sobre o tratamento das crianças com zika congênita e muita animação de quem trabalha com a Turma do Valente, liderada por um cãozinho que é o personagem símbolo do Fortalecer.

O programa incentiva as crianças e suas famílias a adotarem um estilo de vida mais saudável. Germana, que também é coordenadora de Planejamento do Into, ressalta que esse é o melhor caminho para reduzir a incidência de doenças no futuro. “Temos de pensar em saúde como prevenção e não como tratamento de doenças”, afirma categórica. “Você dá informação aos pais e às crianças sobre como eles têm de agir para que se cresça com saúde e sem precisar ir tanto ao médico. É um trabalho maravilhoso”.

Mais de 800 pacientes do Into com média de idade de três a 11 anos já foram beneficiados pelo programa. Germana avalia que os pais apreciam tanto quanto seus filhos as atividades, como contação de histórias e a já tradicional festa de Natal do Into, que este ano terá como tema o cuidado com o planeta. No ambulatório pediátrico, são organizadas atividades com as crianças que chegam para consultas. Os pais não perdem a oportunidade de participar. “Eles adoram, brincam, correm. Alcançamos a família toda”, comemora.

O incentivo à leitura também é uma das principais preocupações do Fortalecer, já que as crianças internadas têm de ficar muitas vezes longe da escola. A parceria do programa do Into com o site ‘Devoradores de Livros’ possibilita que os pacientes, após ler as histórias, respondam questões sobre elas e ganhem pontos. Germana explica: “Nós temos como gerenciar quantos livros eles leram, mesmo quando vão para casa. Todo ano, premiamos a criança que leu mais e, assim, incentivamos a todas elas”.

Neste ano, a paraense Leticia de Sousa e Sousa, de Terra Alta, foi a vencedora. A menina de 14 anos não tinha até então o hábito da leitura , mas completou 28 títulos em três meses de internação no 1º semestre deste ano no Into. “Tem um tablet que o pessoal daqui do Into deixou comigo, para eu conseguir ler os livros, mesmo de cama”, conta Leticia. O programa Fortalecer também leva orientações a escolas e, por intermédio dele, especialistas do Into se comunicam com os pacientes e com a sociedade em geral por intermédio das redes sociais (www.facebook.com/turmadovalente/).

Por Gabriela Morgado (supervisão de Géssica Trindade), Ascom/RJ Atendimento à imprensa
(21) 3985-7444 / 7475

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página