Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > Cursos e Eventos > Hospital Sírio-Libanês abre inscrições para os programas de residência 2018
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h43
  • Última atualização: 14/09/17 19h13

Hospital Sírio-Libanês abre inscrições para os programas de residência 2018

Programas de residência têm atividades práticas realizadas nas unidades públicas, dando oportunidade de vivenciar a prática da profissão em serviços públicos.

sirioO Hospital Sírio-Libanês está com inscrições abertas para 39 diferentes programas de Residência em Saúde com início em 2018, totalizando 183 vagas. As opções são divididas entre as modalidades de residência médica, multiprofissional, uniprofissional, especialização em regime de residência médica e ano adicional. 

Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o próximo dia 20 de outubro.

A primeira fase, constituída por uma prova objetiva de múltipla escolha, via web, ocorrerá em 4 de novembro, em oito capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O objetivo da descentralização é garantir a abrangência nacional da seleção e facilitar o acesso a uma diversidade maior de candidatos, sem a necessidade de grandes deslocamentos. A aplicação da prova em diferentes locais só é possível em razão de um acordo firmado entre o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa e instituições internacionais, reconhecidas em processos de avaliação na área da saúde.

Segundo a superintendente de Ensino do Hospital Sírio-Libanês, Gisleine Eimantas, os programas permitem que jovens de todas as regiões do Brasil convivam em um ambiente de excelência profissional, com estrutura moderna e de alta tecnologia, adquirindo conhecimentos e habilidades para a prática profissional, visando o cuidado centrado no paciente ao lado de profissionais de renome em suas especialidades. "No futuro, eles poderão compartilhar a experiência Sírio-Libanês com seus colegas, principalmente em seus locais de origem, e retribuir à sociedade o aprendizado, contribuindo para a formação e qualificação dos profissionais de saúde em âmbito nacional", afirma.

Outro destaque de todos os programas de residência oferecidos pela instituição são as atividades práticas realizadas nas unidades públicas sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, o Hospital Geral do Grajaú e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. Com essa iniciativa, os participantes também têm a oportunidade de vivenciar a prática da profissão em serviços públicos.

Os programas
Na residência médica, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa oferece aos candidatos 13 especialidades: Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Clínica Médica, Endoscopia, Dermatologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Medicina Preventiva e Social - área de concentração em Administração em Saúde, Neurologia, Pediatria, Radiologia/Diagnóstico por Imagem e Radioterapia.
Há quatro programas com vagas abertas na modalidade multiprofissional: Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado ao Paciente Oncológico, Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde e Cuidado à Saúde da Criança e Adolescente.

Na modalidade uniprofissional são seis áreas de especialidade: Biomedicina em Diagnóstico por Imagem, Enfermagem em Cardiologia, Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e de Esterilização, Enfermagem em Urgência e Emergência e Física Médica em Radioterapia.

Os interessados em cursar ano adicional têm duas opções: Endoscopia Digestiva e Ergometria.  Já a especialização em regime de residência dispõe de 14 cursos: Cancerologia, Ecocardiografia, Patologia Oncológica, Radiologia/Cardíaca, Radiologia/Mama, Radiologia/Medicina Interna, Radiologia/Musculoesquelético, PET/CT e SPECT CT, Radiologia/Ultrassonografia, Radiologia/Ultrassonografia II, Radioterapia de Alta Tecnologia, Transplante de Médula Óssea e Onco-Hematologia, Transplante de Medula Óssea e Onco-Hematologia Pediátricos e Neurorradiologia e Radiologia de Cabeça e Pescoço.

Reconhecimento
Os programas de residência do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, ambas vinculadas aos Ministérios da Educação e da Saúde. Outros diferenciais são: a oferta de programas ministrados por docentes altamente qualificados, a infraestrutura de ensino com elevada incorporação tecnológica, as metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras e a diversidade de oferta em campo de práticas constituída de instituições de saúde de reconhecida excelência.

Serviço:
Evento: Programas de Residência 2018
Data: Inscrições até 20 de outubro de 2017
Informações e inscrições: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/residencia-medica-saude/Paginas/default.aspx

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página