Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > 5 dicas para a compra de ovos de chocolate
Início do conteúdo da página
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 18h57
  • Última atualização: 29/03/18 19h08

5 dicas para a compra de ovos de chocolate

Ministério da Saúde não recomenda o consumo, antes dos dois anos de idade, de chocolate ou qualquer outro alimento que contenha açúcar na composição ou adicionado

ovos-de-páscoaDar ovos de chocolate é uma das práticas mais comuns durante as celebrações da Páscoa. Mas é preciso lembrar que os tradicionais ovos de páscoa são alimentos ultraprocessados e, em geral, contém alto teor de açúcar e gordura. Por isso, o consumidor deve se atentar na hora da compra. Afinal, os alimentos ultraprocessados possuem um baixo teor nutricional e seus componentes têm formulações que garantem um sabor muito acentuado, que estimula o consumo, como ensina o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Assim, confira cinco dicas para seguir na hora de comprar o seu ovo de chocolate:

1ª dica: Evite dar ovos com brindes ou personagens infantis

Ovos de páscoa com personagens e brindes caracterizam publicidade infantil e representam uma violação à legislação, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Resolução 163 do Conselho Nacional da Crianças e do Adolescente (Conanda). Além disso a oferta excessiva, com muitas variedades, personagens infantis e brinquedos dentro dos ovos é um estímulo ao consumo exagerado.

2ª dica: Preste atenção no rótulo da embalagem do ovo de chocolate

Na lista de ingredientes, os itens estão em ordem decrescente de quantidade. Ou seja, se o açúcar figura logo no início da lista é um sinal de alerta para o seu excesso. Já quando o cacau aparece primeiro, significa que o chocolate tem boa qualidade. Confira se no rótulo aparecem muitos aditivos, como aromatizantes, corantes, emulsificantes e conservantes, pois não se sabe o efeito em longo prazo dos aditivos sobre a saúde. Não se esqueça de verificar a data de validade do produto.

3ª dica: Compre ovos artesanais

Dê preferência para ovos de páscoa artesanais de confiança, dos quais você pode conferir a procedência dos ingredientes. Comprar de quem faz valoriza a economia local.

4ª dica: Prepare os doces da Páscoa em casa

Se você tem crianças, este é um ótimo exercício para estimular o seu vínculo com elas e fazer com que conheçam a origem dos alimentos. Assim, podem ser preparados doces exclusivos, não necessariamente de chocolate, e com uma menor quantidade de açúcar.

5ª dica: Nada de chocolate ou açúcar antes de dois anos de idade

É importante lembrar: o Ministério da Saúde não recomenda o consumo, antes dos dois anos de idade, de chocolate ou qualquer outro alimento que contenha açúcar na composição ou açúcar adicionado.

Por Blog da Saúde

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página