Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > Cursos e Eventos > Acre recebe evento Estadual para fortalecimento da Atenção Primária
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 10h17
  • Última atualização: 19/08/19 10h25

Acre recebe evento Estadual para fortalecimento da Atenção Primária

reuniaoO Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária do Acre foi realizado em Rio Branco, nos dias 14 e 15 de agosto. A agenda integra governo federal e gestores estaduais e municipais na construção de trabalho conjunto pela resolutividade da Atenção Primária.

A programação incluiu palestras, atendimentos e oficinas temáticas sobre o Programa Saúde na Hora; a integração da APS com a vigilância; as Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas e Fluviais; o último ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

A estratégia e-SUS AB e Médicos pelo Brasil também foram temas de destaque local, assim como o panorama da Atenção Primária no Estado. “O contato presencial é muito importante para compreendermos em detalhes os desafios e especialidades da região Amazônica. Encontramos juntos ações efetivas para alcançarmos melhores resultados de saúde para a população”, afirmou a representante do Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS) na ocasião, Olívia Medeiros.

Concorda o técnico da SAPS Olavo Fontoura: “o Ministério tem feito esforços no sentido de aproximação com as realidades dos territórios. A proposta é qualificar essa integração, fortalecendo tanto o papel do Ministério com relação às políticas, sendo financiador e norteador delas, como os próprios municípios, no sentido de desenvolverem melhor esse processo de organização dos serviços”.

O participante João Lessa Martins, Secretário Municipal de Saúde de Plácido de Castro, aposta na informação como ponto alto do encontro. “Para as equipes, o encontro é uma aula, um grande resumo do que a gente tem que fazer. Estão facilitando a chegada do conhecimento pra gente, e tenho certeza que vamos nos tornar multiplicadores disso tudo”, acredita.

Estiveram presentes também o Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) do Acre, Daniel Herculano; o Secretário Substituto da Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE), Marcos Sérgio Faustino; o Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco, Otoniel Almeida; e o Superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Edén Carlos de Miranda.

Encontros Estaduais

Os Encontros Estaduais para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde têm o objetivo de discutir os principais programas e propostas para aprimorar a APS em cada estado do país. Os eventos são organizados pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do MS em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde.

por Nucom/SAPS

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página