Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Geral
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 15 de Janeiro de 2015, 12h06
  • Última atualização: 15/01/15 12h06

Inscrições abertas para cursos de atualização à distância em Saúde Mental, até dia 19 de janeiro

Estão abertas, até o dia 19 de janeiro, as inscrições para três cursos de atualização à distância em Saúde Mental. As ofertas são fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UNA-SUS/UFSC).

Essa é a terceira edição dos cursos de atualização, que tratam dos temas: Álcool e outras drogas, da coerção à coesão; Saúde Mental na Infância e Adolescência e Crise e Urgência em Saúde Mental. As inscrições deverão ser feitas pelo FormSUS, ao final da página. O candidato poderá se inscrever somente em um dos cursos por edição.

Álcool e outras drogas, da coerção à coesão - São três mil vagas, voltadas aos profissionais de saúde nível médio e superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tendo como foco o trabalho interdisciplinar e intersetorial.

 

O curso possui sete módulos, que tratam dos seguintes temas: Drogas e sociedade; Políticas de Saúde Mental e Direitos Humanos; Atenção Psicossocial e Cuidado; Processo de trabalho nos serviços de atenção a usuários de álcool e outras drogas; Recursos e Estratégias do cuidado e singularidades do cuidado na RAPS.

Para mais informações, acesse a ementa do curso aqui.

Curso Saúde Mental da Infância e Adolescência - São 500 vagas para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O curso possui seis módulos, que incluem os temas: Política Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil; As Políticas Públicas para infância e Adolescência: do menor ao sujeito de direitos; Atenção psicossocial na infância e adolescência; Atenção às crianças e adolescentes com autismo e suas famílias no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial; Atenção psicossocial e o Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas.

Para mais informações, acesse a ementa do curso aqui.

Curso Crise e Urgência em Saúde Mental - São mil vagas, voltadas a profissionais de saúde de nível superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O curso possui quatro módulos, que tratam dos temas: Fundamentos da atenção à crise e urgência em saúde mental; Organização da atenção psicossocial à crise em rede de cuidado e O cuidado às pessoas em situações de crise e urgência na perspectiva da atenção psicossocial.

Para mais informações, veja a ementa do curso aqui.

Orientações para inscrições

- Para fins de inscrição, são considerados pontos da RAPS: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS Álcool e Drogas (AD), CAPS AD (Álcool e Drogas) II e CAPS (Álcool e Drogas) AD III; Consultório na Rua; Unidades Básicas de Saúde; NASF; Centros de Convivência e Cultura; SAMU; Sala de Estabilização; UPA 24 horas; Pronto socorro em Hospital Geral; Unidade de Acolhimento; Leitos de psiquiatria e saúde mental em Hospital Geral e Serviços Residenciais Terapêuticos.

- Para os cursos Saúde Mental na Infância e Adolescência e Crise e Urgência em Saúde Mental, haverá seleção dos candidatos após a inscrição prévia, na qual os critérios podem ser acessados aqui. A lista com os candidatos selecionados será disponibilizada na página de inscrição do FormSUS e no portal da UNA-SUS/UFSC, a partir do dia 22 de janeiro.

- A matricula será posteriormente realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - via internet, sem necessidade de deslocamento do candidato selecionado. A UFSC fará contato com os candidatos selecionados através do e-mail cadastrado. (Lembre-se de usar o seu e-mail pessoal, não use o e-mail de seu local de trabalho ou e-mails institucionais, pois não serão aceitos e sua matrícula poderá não ser efetuada).

- O candidato poderá se inscrever somente em um dos cursos por edição.

- O TERMO DE COMPROMISSO (acesse aqui) deverá ser impresso, preenchido, assinado e carimbado pelo gestor (coordenador do estabelecimento de saúde, secretário Municipal ou Estadual de Saúde). Depois digitalizado (escaneado) para seu computador e salvo em um arquivo para ser anexado na última parte (item 15) do formulário de inscrição abaixo.

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSC

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página