Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Geral
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 02 de Fevereiro de 2015, 12h29
  • Última atualização: 02/02/15 14h06

Faltam cinco dias para a mobilização nacional contra a dengue e a Chikungunya

Faltam cinco dias para o Dia D de Combate à Dengue e à Chikungunya em todo o país, marcado para o próximo sábado, dia sete de fevereiro. Apesar da queda de 59% nos casos de dengue e 40% nas mortes provocadas pela doença no Brasil no ano passado, o Ministério da Saúde pede à população que reforce as medidas de prevenção. Qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores. Estar sempre alerta para eliminar possíveis focos dos mosquitos que transmitem a dengue e a febre chikungunya é importante para que os números de casos e mortes continuem caindo no país.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que todos os brasileiros devem participar dessa grande mobilização. "Faltam cinco dias para o Dia D de mobilização contra a dengue e chikungunya. Vamos todos estar juntos neste sábado, dia sete de fevereiro, participando de uma grande mobilização nacional de combate ao mosquito transmissor. Seja um exemplo para a sua comunidade. Chame seu vizinho, seus amigos, sua família e mostre para eles que na sua casa todos já fazem parte dessa grande corrente de prevenção".

A relações públicas Morgana Viott adotou as medidas de combate à dengue e chikungunya. Ela lembra que se as pessoas não ficarem atentas, toda a comunidade corre o risco de contrair essas doenças. "Bom, eu moro em apartamento, mas eu tenho muitas plantas em casa. Então, normalmente eu não deixo água acumulada. Quando eu rego as minhas plantinhas, eu evito deixar excesso de água. Eu sempre retiro, então, essa água que fica acumulada lá. E no meu condomínio eu observo, também, que a equipe de limpeza está sempre cuidando para não deixar garrafa solta, latinha, eles sempre recolhendo entulho, esses lixos que ficam para também não acumular água. E é por isso que no nosso condomínio, eles são tão rígidos com relação à organização e limpeza do ambiente, para não só a mim, mas toda a vizinhança estar protegida".

 

 Para aumentar a vigilância, prevenção e controle de chikungunya e dengue o Ministério da Saúde repassou em janeiro mais 150 milhões de reais a todos os estados e municípios. Para o próximo sábado, sete de fevereiro, Dia D de mobilização contra as duas doenças, o Ministério convoca estados e municípios para mutirões de limpeza urbana e atividades de alerta aos profissionais de saúde para o diagnóstico correto das doenças. Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e chikungunya é fundamental que a população verifique se a caixa d' água está bem fechada, não acumule vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas.

Fonte: Fábio Ruas/ Agência Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário
  • Olá Na. Obrigado pela participação. O Ministério da Saúde também não aprova este tipo de comportamento. Como o próprio comunicado ressalta que não cabe ao Ministério punir ou julgar civilmente quem pratica ou coopta pessoas para a disseminação da prática. Atualmente, existe um grupo de trabalho sobre a temática gay e HSH (Homens que fazem sexo com homens) no Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Dentre os assuntos em discussão no grupo está a prática do “barebacking”. O grupo analisa as implicações dessa prática e o quanto ela está disseminada no Brasil, levando em consideração as informações regionais dos grupos que fazem prevenção, de forma a embasar as ações educativas / preventivas junto a essa população desenvolvidas pelo ministério. Continuamos à disposição.

    cerca de 5 anos atrás
  • Boa tarde
    Sou da ärea da saúde ENFERMAGEM Trabalho com Doenças Infecto Contagiosas, fico indignado sei que isso acontece todos os dias, ouvindo dos clientes, que passam mesmo e para quantos mais poderem vão contaminar, devem criar uma punição drástica para impedir esses monstros.
    Soropositivos usam web para incentivar contaminação
    http://noticias.terra.com.br/brasil/soropositivos-usam-web-para-incentivar-contaminacao-pelo-hiv,2d2024d11c71b410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
    Obrigado pela atenção ao desabafo de uma pessoa que se preocupa com um mundo melhor aos futuros entes queridos
    e a uma nação mais saudavel
    Sem mais
    Edna

    cerca de 5 anos atrás
Fim do conteúdo da página