Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Geral
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 13 de Fevereiro de 2015, 11h45
  • Última atualização: 13/02/15 11h45

Saiba por que é importante doar sangue no período pré-carnaval

Crédito: Alexander RathsA euforia do carnaval combinada com excesso de álcool muitas vezes favorece acidentes em todas as partes do país. Por isso, é importante que os bancos de sangue estejam abastecidos durante esse período. É o que explica ocoordenador geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde - João Paulo Baccara. "Geralmente na véspera de grandes festas, existe uma queda significativa da procura pelas doações de sangue. As pessoas deixam de procurar os hemocentros, porque estão envolvidas, às vezes buscando festas, etc, e existe um aumento das demandas pela doação de sangue, uma vez que, as pessoas às vezes abusam, têm grandes acidentes, existe uma grande mobilidade nessa época. Então nós temos dois problemas sérios: primeiro é a queda das doações de sangue e o segundo é a procura pelas transfusões".

O estudante, Leandro Caldas, doa sangue há oito anos e sabe que os bancos precisam de reforço durante o carnaval. "Eu doo sangue desde os 18 anos. Eu acho que é muito importante fazer a doação de sangue, principalmente o carnaval, algum evento grande, as pessoas bebem e, às vezes, tem acidentes e aí as pessoas precisam do sangue, da doação. Sinto que ajudo as pessoas, salvo vidas, e esse gesto, esse sentimento não tem preço".
O coordenador geral de sangue e hemoderivados, João Paulo Baccara, reforça a importância de doar sangue durante o carnaval e explica ainda quem pode ser doador. "Toda pessoa sadia, com boa saúde, de 16 aos 69 anos, com peso acima de 50 quilos e que tenha consciência de que não poderá sua doação acarretar algum dano a outras pessoas, ela está habilitada a fazer a doação. Ela deve procurar um hemocentro e o hemocentro proceder todos os atos inerentes a uma doação de sangue para que esse sangue então tenha assegurado a qualidade. É um ato totalmente seguro".

Procure o Hemocentro mais próximo de você. Confira a listagem no link.

Fonte: Karina Chagas/ Agência Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página