Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Geral
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 15h41
  • Última atualização: 13/11/17 10h14

Começam no Hospital Federal da Lagoa as filmagens do 'O Paciente'

ChamadaDetalheFoto: Marcelo QueirozO cineasta Sergio Rezende filma a partir deste sábado (11/11) 'O Paciente' no Hospital Federal da Lagoa (HFL). Produzido por Mariza Leão, o longa mostra a trajetória final do político Tancredo Neves, interpretado por Othon Bastos. A equipe concluiu nesta semana os últimos detalhes para rodar o filme em áreas da unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Fundada em 1962, a arquitetura do local lembra o Hospital de Base de Brasília, onde Tancredo foi internado às pressas em 1985, horas antes de ser empossado presidente do Brasil. Esse é tido até hoje como um dos capítulos mais controvertidos da história recente do país.

"Vamos mostrar um presidente na pele de um paciente e como ele viveu tudo aquilo", antecipa o diretor do filme, autor de produções biográficas de personalidades brasileiras como 'Lamarca', 'Mauá - O Imperador Rei', 'Zuzu Angel' e 'Guerra de Canudos'.

Algumas das cenas mais importantes do filme, como a chegada do presidente eleito e ainda incógnito no hospital, à noite e abaixo de chuva, e as sucessivas cirurgias às quais foi submetido serão reprisadas dentro do HFL e no pátio do prédio do ambulatório. Emilio Dantas fará o papel do porta-voz da presidência, Antonio Britto. Paulo Betti também participa do filme, como o médico Henrique Walter Pinotti.

"Este aqui é um tesouro arquitetônico!", observou o diretor de arte do filme, Marcos Flaksman, em uma das visitas prévias da equipe de produção ao Hospital Federal da Lagoa. Idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, assim como Brasília, o HFL tem os jardins concebidos por Burle Marx e, na entrada, um painel dos memoráveis azulejos azuis e brancos de Athos Bulcão.

Flaksman começou no cinema com o filme 'Garota de Ipanema', de 1967, e é um dos diretores de arte mais conhecidos do país. Também participou de produções como 'Zuzu Angel' e 'Se eu fosse você' (2006), e de 'O que é isso, companheiro?' (1996).

PRESIDENTE JAMAIS EMPOSSADO - Impossível recordar os anos 80 sem listar a morte de Tancredo Neves como episódio de frustração para toda uma geração que tomava as ruas pelo direito ao voto a presidente. Mesmo sem eleição direta naquele momento histórico, Tancredo Neves se tornaria um dos símbolos da reabertura democrática. Sua posse encerraria o período de 21 anos de sucessão de presidentes militares no Brasil.

Diante dessa expectativa da população brasileira, a doença do presidente eleito pelo colégio eleitoral no Congresso Nacional conturbou o país. Depois de 39 dias de internação, a morte seria anunciada em 21 de abril de 1985. Tancredo Neves morreu no Instituto do Coração (Incor), já em São Paulo, de infecção generalizada, sem jamais assumir o cargo para o qual fora eleito.

'O Paciente' (ficha técnica)

Direção: Sergio Rezende
Produtora : Mariza Leão
Produção Executiva: Tathiana Mourão
Direção de Produção : Bárbara Isabella Rocha
Direção de Fotografia : Nonato Estrela
Direção de Arte: Marcos Flaksman
Figurino: Kika Lopes

Por Géssica Trindade, Ascom MS/RJ
Assessoria de imprensa
(21) 3985-7444 / 7475

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página