Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Geral
  • publicado
  • Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 17h06
  • Última atualização: 10/04/19 17h47

Prefeitos apoiam Movimento Vacina Brasil

V03 AVATARDoenças que podem ser prevenidas com as vacinas, como o sarampo, gripe, febre amarela, estão voltando a preocupar o país. As pessoas estão se descuidando.

O Governo Federal tem assegurado a vacina, mas é preciso o engajamento dos prefeitos para melhorar essa assistência, já que são nas cidades onde as políticas são implementadas. Para pedir o engajamento dos gestores municipais e aumentar as coberturas vacinais no país, o Ministério da Saúde lançou na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o Movimento Vacina Brasil. A ação é uma grande mobilização nacional que alerta sobre a importância da vacinação como medida mais eficaz de afastar de vez as doenças que já tinham sido eliminadas no país.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, convocou os gestores municipais a apoiarem a causa e, em suas cidades, reforçarem ações que garantam a imunização das pessoas. “Estamos perigosamente com nível muito baixo de vacinação em todo o Brasil, por isso lançamos agora uma campanha permanente de vacinação durante todo o ano para resgatar o índice de vacinação dos brasileiros”, enfatizou o ministro.

Ioannis Grego é prefeito de Muriaé, interior de Minas Gerais. E, segundo ele, aumentar os índices de vacinação é sim, uma causa municipalista. "Nós vinculamos a matricula escolar das crianças ao cartão de vacinação. Praticamente 100% da gurizada está vacinada, numa iniciativa simples, que não custa nada pro município. É uma iniciativa que o Brasil deve seguir”, defende o gestor.

Melhor prevenir

Em Caraí, também Minas Gerais, o prefeito Heber Neiva conhece bem o assunto, pois é médico infectologista. Neiva diz que a situação no município não está diferente do restante do Brasil.

"As pessoas perderam o receio das doenças e acabaram se descuidando. Esqueceram que é mais fácil prevenir do que tratar a doença. O custo é muito menor também. Vale o alerta, não podemos descuidar nunca. Vacinar é evitar doenças. Este é o caminho. Damos uma atenção enorme a alta complexidade, mas temos que cuidar da base. Para que a gente consiga evitar prejuízos na saúde”, assegura o prefeito.

Movimento Vacina Brasil

Além dos prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde e outras pastas também podem apoiar o Movimento Vacina Brasil. É preciso o esforço de todos para manter a população orientada sobre a importância da vacinação no controle de doenças.

Venha você conosco nesse Movimento e mantenha sempre a caderneta de vacinação atualizada. Essa é a forma mais eficaz de prevenir o retorno de doenças do passado!

Para saber mais, acesse saude.gov.br/vacinabrasil

Erika Braz, para o Blog da Saúde

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página