Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Geral
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h53
  • Última atualização: 26/04/19 15h54

Ministério da Saúde marca presença no lançamento do Nursing Now Brasil

 Lançada em mais de 30 países, a campanha destaca a importância da Enfermagem para atingir as metas mundiais, nacionais e locais de saúde

FotoPriscilla KleinCom o objetivo de valorizar e destacar a importância do papel desempenhado pelo profissional da Enfermagem na contribuição de uma assistência à saúde, pautada na qualidade e na resolutividade, o Ministério da Saúde participou do lançamento da campanha global Nursing Now Brasil, realizada no auditório da Fiocruz, nesta quarta-feira (24), em Brasília (DF).

A iniciativa marcou o apoio do Ministério da Saúde à campanha, que tem como prioridade chamar a atenção dos governos de países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para valorizar e fortalecer a prática da categoria, que visa atingir as metas mundiais, nacionais e locais de saúde.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a importância da atitude. “Uma campanha que tem a valorização como ponto de partida deve servir de exemplo para todas as profissões. A Enfermagem é o pulmão da Atenção Primária brasileira e desempenha papel decisivo no acesso da população à saúde de qualidade”, destacou.

A formação através do ensino à distância (EAD), a abertura indiscriminada de faculdades e a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional, foram assuntos citados durante a abertura do evento.

Também participou da cerimônia, o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Hélio Angotti Neto, representando a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Nursing Now Brasil

O Nursing Now é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que buscam chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde.

Criada no Reino Unido, a campanha já foi lançada em mais de 30 países, e pretende destacar e elevar o papel da Enfermagem e sua importância para o alcance das metas de saúde pactuadas pelos países membros da ONU. Durante os próximos dois anos, o ICN e OMS vão se mobilizar para elevar o status da Enfermagem, considerando seu papel central na concepção e implementação das políticas de Saúde que assegurem a universalidade do acesso.

Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página