A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Promoção da Saúde

Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 11h00
  • Última atualização 17/03/17
  • 16h58

Pesquisadores da Fiocruz tiram dúvidas sobre esporotricose

shutterstock 361537991Causada pelo fungo Sporothrix schenckii, a esporotricose é uma micose que pode afetar animais e humanos. Desde o final da década de 1990, no Estado do Rio de Janeiro, tem sido grande a ocorrência da doença em animais, especialmente em gatos. Há tratamento para a micose, e o diagnóstico dos animais já pode ser feito na maioria das clínicas veterinárias. Por isso, não abandone, maltrate ou sacrifique o animal com suspeita da doença. Procure o tratamento adequado e se informe sobre os cuidados que deve ter para cuidar de seu animal sem colocar em risco a própria saúde. São essas algumas das orientações dos veterinários que estudam o agravo. Na Fiocruz, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) é a unidade que pesquisa a esporotricose e o Ambulatório de dermatozoonoses em animais domésticos do INI atende cães e gatos com esporotricose e cães com leishmaniose. Alguns de seus pesquisadores responderam perguntas selecionadas a partir das questões mais frequentes enviadas ao Fale Conosco da Fiocruz.

Comentário (0) Hits: 381
Registrado em:
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 10h00
  • Última atualização 17/03/17
  • 10h56

Saiba como usar e armazenar corretamente os medicamentos

Após um episódio onde confundiu a hora de tomar uma medicação importante, Rosália Czezacki, de 77 anos,  decidiu que já estava em tempo de organizar melhor onde guardava seus comprimidos. “ Depois daquilo eu me organizei. O que eu tomo cedo fica na cozinha e o que eu tomo para dormir fica lá no quarto do lado da cama. Um dia ele tava soltinho e eu achava que sabia qual era o de agora e o de depois. Tomei um remédio de manhã que eu tinha que tomar a noite. Mas eu fiquei cansada de sono”, conta a aposentada.

rosalia

Essa confusão na hora de tomar o medicamento pode acontecer com qualquer pessoa. Você deve ficar atento aos cuidados com a rotina, como saber em qual local da casa os medicamentos certos ficam armazenados e em qual horário devem ser administrados. Os efeitos da troca da medicação certa podem ir além da sonolência da Rosália, chegando até a provocar complicações mais sérias.

Todo o cuidado é necessário para não correr o risco. Por isso, seguem algumas orientações do Ministério da Saúde:

Comentário (0) Hits: 641
Registrado em:
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 15h44
  • Última atualização 15/03/17
  • 15h45

Vacina é fundamental para proteger a população contra a meningite C

Vacinação MeningiteNo início deste ano, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ampliou a oferta da vacina Meningocócica C. Agora, a dose de reforço pode ser administrada em crianças menores de cinco anos de idade. Além disso, há uma nova dose para adolescentes entre 12 e 13 anos de idade, sendo que até 2020 também serão imunizados adolescentes entre 9 e 13 anos.

A enfermeira Camila Gomes é mãe da Alice, de três anos, e do Guilherme, de 19 anos. Ela lembra que antigamente não havia um calendário de vacinação com tantas vacinas e acha muito importante a prevenção no Sistema Único de Saúde (SUS). “Assim que eu tive alta da maternidade já recebi a carteirinha de vacina, e fui instruída a procurar um Posto de Vacinação. Quando meu filho mais velho nasceu, paguei a vacina na rede particular. Agora eu fiz pelo SUS e fiquei sabendo já na alta do hospital” .

A oferta na rede pública também democratiza o acesso à prevenção contra meningite C. “A vacina é muito importante, e meningite mata. Antigamente eu paguei, e quantas pessoas não podiam pagar? Hoje está no SUS, gratuita e todo mundo tem acesso. É muito importante vacinar, com certeza”, defende Camila. A doença acomete indivíduos de todas as faixas etárias, mas de 30 a 40% dos casos notificados ocorrem em crianças menores de dez anos de idade.

Comentário (0) Hits: 592
Registrado em:

Não matem os macacos! Eles são aliados da saúde no combate à Febre Amarela

Esses animais têm papel fundamental na vigilância da doença. Quem é responsável pela transmissão de febre amarela em humanos é um mosquito “Eles servem como anjos da guarda, como...

  • publicado
  • 13/03/17
  • 11h40
Comentário (0) Hits: 13919

Lei que apoia o desenvolvimento de crianças brasileiras completa um ano

Marco Legal da Primeira Infância cria programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. O...

Tags: marco da primeira infância , crianças , criança feliz , bebês , lei
  • publicado
  • 09/03/17
  • 17h08
Comentário (0) Hits: 1819

Esclarecendo mitos sobre o DIU de cobre

Depois de cinco décadas de desenvolvimento, onde não faltaram críticas e mal-entendidos, o dispositivo intrauterino (DIU) de cobre se sobressai hoje como o método anticoncepcional...

  • publicado
  • 08/03/17
  • 15h47
Comentário (0) Hits: 19695

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

RADIONOVELA: Macaco transmissor de febre amarela é história de pescador

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Marco 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
27 28 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Fim do conteúdo da página