Promoção da Saúde
- publicado
- Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 10h44
- Última atualização 23/03/20
- 10h46
Prioridade da vacinação contra a gripe são os idosos
A Vacinação contra gripe já começou e os idosos e trabalhadores da saúde serão os primeiros a serem vacinados nos postos de saúde do SUS. A priorização desses públicos tem uma razão: o aumento de casos do coronavírus no Brasil. Apesar de não imunizar contra o coronavírus, a vacina de Influenza reduz o impacto sobre os serviços de saúde, pois os sintomas do coronavírus são semelhantes aos da influenza e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação desta doença na população, sendo também uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.
- publicado
- Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 12h39
- Última atualização 20/03/20
- 12h39
Saúde Bucal: Cuidado com os dentes é fundamental
A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que as doenças bucais podem apresentar doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. Estudos científicos também comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.
- publicado
- Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 18h10
- Última atualização 11/03/20
- 09h52
Brasileiro consome muito sal, mas não tem consciência da quantidade excessiva
Você tem ideia a quantidade de sal que consome diariamente? Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS/IBGE), o consumo de sal do brasileiro excede em quase duas vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é cinco gramas por dia. A média nacional é de 9,3 gramas. Apesar disso, apenas 12% dos brasileiros adultos tem a consciência da alta ingestão de sal na alimentação diária.
A falta de consciência é um perigo para a saúde! O consumo excessivo do sal está relacionado ao aumento do risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras. Doenças silenciosas que podem matar de forma precoce.
Saúde da mulher é mais do que cuidados ginecológicos
No Dia Internacional da Mulher, o Blog da Saúde lembra que toda mulher tem direito ao acesso e à avaliação integral da sua saúde, com atendimento multiprofissional e olhar clínico,...
- publicado
- 06/03/20
- 20h39
Pausa Para Saúde: Saúde da Mulher
#97 - No programa dessa semana, vamos tratar sobre a saúde da mulher. Tradicionalmente, nos sistemas de saúde por todo o mundo, a prioridade tem sido o cuidado da mulher no campo da...
- publicado
- 05/03/20
- 12h14
Camisinha é a melhor prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis
O preservativo é uma excelente e prática estratégia de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além do HIV/aids e das hepatites virais. A recomendação do...
- publicado
- 21/02/20
- 14h53
Redes Sociais