Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Estudo afirma que uma simples caminhada ajuda a combater a depressão
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Terça, 24 de Abril de 2012, 15h14
  • Última atualização: 02/10/13 15h20

Estudo afirma que uma simples caminhada ajuda a combater a depressão

Os médicos muitas vezes indicam a prática de exercícios como tratamento contra depressão. Foto: Paul Burns/CorbisUma simples caminhada rápida na rua perto de casa pode ter papel importante no combate à depressão. A notícia vem de pesquisadores da Escócia que analisaram dados de oito pesquisas com cerca de 340 pacientes. A depressão é cada vez mais comum no mundo moderno e apesar de o problema poder ser tratado com medicamentos, os médicos muitas vezes indicam a prática de exercícios como tratamento.Por esse motivo, o Ministério da Saúde tem investido em programas como Academias da Saúde. O objetivo é estimular a criação de lugares adequados para atividade física, com orientação profissional.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que a prática frequente diminui o uso de medicações: ”Um dos dados dos estudos que o Ministério da Saúde fez mostrou que onde tem Academia da Saúde reduziu o antidepressivo pela população, onde tem Academia da Saúde reduziu o uso de medicamentos para pressão alta e para diabetes, reduziu o uso de anti-inflamatórios, ou seja: prevenir é sempre mais barato do que remediar.”

Padilha reforça a importância de incentivar os grupos que menos praticam atividades físicas no País: “Os idosos, as mulheres e a população de mais baixa renda são exatamente os grupos que menos fazem atividade física. Por isso, é fundamental que o setor da Saúde, o SUS, possa oferecer a esse grupo equipamentos para atividade física de graça, com profissionais de saúde orientando esses exercícios e acompanhando inclusive esses resultados.”

Ao todo, 2.060 academias em todo o País já receberam recursos do ministério para construção e custeio de profissionais.

Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Baixar arquivo mp3

 

Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página