Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Saiba como prevenir e tratar a pedra na vesícula
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2012, 07h18
  • Última atualização: 22/09/14 15h13

Saiba como prevenir e tratar a pedra na vesícula

Dores fortes no estômago e na cabeça, enjoo, vômito e diarréia. Tudo isso podem ser sintomas de pedra na vesícula. A vesícula é um órgão pequeno, responsável por armazenar a bile, líquido que tem a função de limpar a gordura presa no intestino. O problema aparece quando as pedras, conhecidas como cálculos, se formam á partir de resíduos encontrados na bile.

O cirurgião digestivo do Grupo Hospitalar Conceição, Mauricio Ramos, descreve a dor de quem tem pedra na vesícula. ”É uma dor de intensidade variada, ela se dá após a ingestão alimentar, normalmente localizada na parte direita do abdômem, embaixo da costela. Isso resulta em uma dor muito forte, que não passa com remédios usuais, pode estar associada à febre , isso então se caracteriza em uma inflamação aguda da vesícula.”

A servidora pública Vania Alves viu que estava com pedra na vesícula depois de uma dieta rigorosa: “Foi depois de uma dieta de restrição de carboidratos. Uma dieta que eu emagreci 12 quilos. Comia só proteína. Aí detonou com tudo. Depois dessa dieta que eu comecei a sentir”.

Mauricio Ramos explica que, para evitar a formação de pedras na vesícula, hábitos saudáveis são fundamentais. “Tanto a obesidade como o emagrecimento rápido propiciam a formação de cálculos, ou seja: excesso de colesterol e excesso de triglicerídios também estão associados à formação de pedras.”

O cirurgião digestivo acrescenta que fazer exames de rotina também é essencial para facilitar o diagnóstico precoce de pedra na vesícula.

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário
Carregar Mais
Fim do conteúdo da página