Essa página depende do carramento de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Turma da Mônica lança personagens que vivem com HIV
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2012, 13h54
  • Última atualização: 27/09/13 10h21

Turma da Mônica lança personagens que vivem com HIV

A Turma da Mônica ganha dois novos personagens: Igor e Vitória. Eles são duas crianças que vivem com o vírus HIV e vão mostrar que é possível conviver com outras crianças de forma saudável. O projeto surgiu com o intuito de estimular a leitura e o diálogo entre pais e filhos e disseminar a informação de que é possível garantir um convívio social e escolar com as crianças que vivem com HIV. Ele foi idealizado pela ONG Amigos da Vida, em parceria com o cartunista Maurício de Sousa.

 Para o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, iniciativas como essa possibilitam uma formação muito mais adequada para as crianças. “A arte por meio das histórias em quadrinhos é uma estratégia muito interessante. Levar a mensagem do não preconceito, não discriminação nas escolas ensina as crianças a se prevenirem e conviverem com outras com mais respeito e dignidade”, destaca.

Segundo o Boletim Epidemiológico de Aids e DST, divulgado em 2011, a taxa de incidência de casos aids, no Brasil, em crianças menores de cinco anos de idade teve uma redução de 40,6% de 1998 a 2010, passando de 5,9 para 3,4 casos por 100 mil habitantes. A política de redução da transmissão-vertical (casos da mãe para o bebê) é um dos principais fatores que contribui para diminuir este número.

De acordo com o cartunista Maurício de Sousa, a maneira lúdica que os personagens da Turma da Mônica se comunicam com as crianças é muito eficiente e as histórias em quadrinhos vão esclarecer dúvidas sobre a doença. “A criançada atualmente é muito esperta e influente no ambiente familiar. Elas vão levar a mensagem não só para as famílias, não só agora, mas para o futuro. Então, é muito importante que nós educadores, pais e mães saibamos que nas crianças está o futuro, a verdade, a esperança. Vamos chegar aos lares com essa revista porque estaremos contribuindo para a inclusão”, explica Maurício de Sousa.

O cartunista informa que a revista será distribuída gratuitamente nas escolas do Distrito Federal e no próximo ano. Outras capitais do Brasil serão contempladas. Ele ressalta também que a criançada vai poder se divertir muito com os dois novos integrantes e que eles vão brincar e brigar como qualquer turma de amiguinhos.

Assista ao depoimento do cartunista Maurício de Sousa:

Gabriella Vieira/ Blog da Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página