Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Pais devem estimular o consumo de alimentos saudáveis na escola
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2015, 10h39
  • Última atualização: 29/07/15 10h54

Pais devem estimular o consumo de alimentos saudáveis na escola

Uma das preocupações dos pais na volta às aulas é ver o trabalho de habituar os filhos a uma alimentação saudável desaparecer do dia para a noite.

Para evitar isso, o nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Marcelo Barros, estimula a participação da criança na hora de montar a lancheira. “Esse momento é importante para o responsável interagir e explicar como se escolhe os alimentos, destacando que são saudáveis e que vão a ajudar a criança a render melhor nos estudos. Essa cumplicidade será útil para que os pequenos tenham prazer no próprio lanche e não fiquem tão tentados a consumir os itens mais calóricos, muitas vezes, oferecidos pelos próprios colegas.”

O especialista alerta que muitos responsáveis, por excesso de zelo, acabam colocando diversas opções de alimento, temerosos que a criança sinta fome.“A lancheira deve ter um sanduíche, uma fruta e um iogurte ou suco, que deve ser natural . Esses itens são suficientes para o período escolar e deixarão a criança alimentada durante o tempo de aula. É importante não encher a merendeira de comida, provocando um consumo excessivo de calorias que pode provocar aumento no peso.”

O nutricionista do INC destaca que é possível acrescentar, eventualmente, bolos ou biscoitos, para diversificar o lanche.“Deve prevalecer o bom senso, nada muito calórico ou gorduroso. Mas estão vetados na lancheira os pacotes de salgadinhos, batatas chips, além das massas e frituras típicas das cantinas da escola, como coxinhas, risoles e pizzas.”

Fonte: INC

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página