Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Grupo promove apoio para mães que amamentam
Início do conteúdo da página
SMAM
  • publicado
  • Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2015, 17h58
  • Última atualização: 04/08/15 18h39

Grupo promove apoio para mães que amamentam

A amamentação é um momento importante, tanto para o desenvolvimento do bebê como para recuperação da mãe após o parto. O leite humano é o alimento ideal para a criança. Ele é completamente assimilado pelo organismo infantil e protege o bebê de várias doenças. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. Pesquisas que mostram que o aleitamento materno reduz em até 13% a mortalidade das crianças menores de 5 anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, junto com a complementação alimentar.

A amamentação se torna mais fácil quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para os seus bebês, incluindo a importância do aleitamento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida. Mesmo quando existem obstáculos, a amamentação pode ser mantida se as mães receberem a compreensão e apoio dos familiares, dos amigos, da equipe de saúde e no seu ambiente de trabalho.

Para ajudar as mulheres que vivem este momento, a advogada e doula Fabíola Cassab fundou o Matrice (https://matrice.wordpress.com), um grupo de mães que ajudam outras mães a amamentar. “Não tive esse apoio quando minha filha nasceu, há 10 anos. Por isso, fundei a Matrice. Temos pessoas no grupo com mais formação, que entendem de aconselhamento e manejo clínico. Mas a intenção é que as mães troquem experiências. E cada vez mais plantar sementinhas sobre a importância da amamentação”, conta. O grupo se reúne semanalmente, às sextas-feiras, na Zona Oeste de São Paulo.

Para encerrar a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre de 1º a 7 de agosto, Fabíola e o grupo Matrice  estarão na sexta-feira (07) na Praça das Artes, no centro de São Paulo, de 11h30 as 14h30. “O objetivo é o encerrar a Semana Mundial da Amamentação agradecendo a todos pela participação e engajamento. A amamentação salva vidas dos bebês e das mães, com um ato muito simples que é oferecer o peito”, disse Fabíola.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página