Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Dia Nacional da Saúde: bons hábitos colaboram para um envelhecimento saudável
Início do conteúdo da página
Data Comemorativa
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2015, 08h57
  • Última atualização: 04/08/15 18h58

Dia Nacional da Saúde: bons hábitos colaboram para um envelhecimento saudável

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida em ocasião do nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, importante figura no movimento sanitarista brasileiro e responsável pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.

Mas não é somente neste dia que se deve cuidar saúde. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultraprocessados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.

 Cuidar da saúde integralmente é um hábito que todos devem ter desde a infância, objetivando um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Cristina Hoffmann, coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, observa que as decisões tomadas no presente refletem diretamente na condição geral da saúde no futuro. “O processo de envelhecimento traz mudanças no organismo de todos. Fatores como práticas corporais, alimentação saudável, convívio e relações afetivas contribuem para tenhamos um envelhecimento mais saudável”, disse.

Ou seja: se adotarmos hábitos saudáveis somente quando alcançarmos uma idade mais avançada, poderemos perder um tempo importante de prevenção, sofrendo com diversas dificuldades no processo de envelhecimento que poderiam ser evitadas. “Se ao longo da vida você tem mais cuidado, os problemas que você apresentaria no futuro podem ser minimizados”, completa Cristina.

Então, aproveite o dia de hoje para se conscientizar e começar a inserir atitudes mais saudáveis em seu dia a dia. O Ministério da Saúde possui um conjunto de políticas para fortalecer e recuperar os bons hábitos alimentares dos brasileiros. Um exemplo foi o lançamento das publicações Guia Alimentar para População Brasileira e o Guia de Alimentos Regionais Brasileiros, que reforçam a importância da alimentação saudável para prevenção de doenças e a valorização da cultura alimentar regional brasileira, com diversas opções saudáveis, receitas e dicas para o preparo dos alimentos.

Outra atitude que pode ajudar é a prática de atividades físicas. Os parâmetros atuais recomendam 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico, que pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta ou exercícios em uma academia. Para incentivar essa prática saudável, o Sistema Único de Saúde conta com o Programa Academia da Saúde. O Ministério da Saúde também coordena a campanha Da Saúde se Cuida Todos os Dias, que incentiva a vida saudável dos brasileiros através do controle do tabagismo, redução do consumo do álcool, segurança no trânsito, parto saudável, entre outros.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página