Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Aplicativo auxilia na orientação nutricional para refeições saudáveis
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 08h48
  • Última atualização: 01/10/15 12h01

Aplicativo auxilia na orientação nutricional para refeições saudáveis

dash2O TelessaúdeRS, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criou em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, um aplicativo gratuito para apoiar o trabalho de profissionas e pacientes que necessitam de alimentação controlada por complicações de saúde. O “Dieta Dash” auxilia na manutenção de uma alimentação saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão arterial.

O aplicativo avalia refeições com relação aos níveis de sódio, gordura saturada, açúcar e outros fatores que podem dificultar o controle da hipertensão. Ele também fornece outras opções e receitas para substituir o alimento.

A nutricionista Sabrina Dalbosco participou do desenvolvimento do aplicativo e conta que a ideia da sua construção surgiu após o reconhecimento de ferramentas mobile no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis. “A Organização Mundial da Saúde tem investido e apoiado a implantação de aplicativos como intervenções promissoras e inovadoras para melhorar o controle de doenças. Além disso, o acelerado crescimento do uso de smartphones e tablets se apresenta como uma oportunidade para ações estratégicas de desenvolvimento profissional contínuo para profissionais de saúde”, diz.

dieta-dash3A nutricionista Sabrina Dalbosco participou do desenvolvimento do aplicativo

O médico do Programa Saúde da Família em Conselheiro Lafaiete (MG), Vinícius Diniz, começou a usar o aplicativo para acompanhar as dietas para seus pacientes. “O que me fez permanecer utilizando o aplicativo foi o conteúdo proposto pelos menus. Um deles trata especificamente de analisar a dieta do paciente, o que se possibilita a abertura de uma discussão entre médico e paciente em torno do tema reeducação alimentar. Percebi que os pacientes que mais se envolveram neste debate e aderiram às mudanças propostas – tomadas em conjunto – foram os que mais melhoraram os índices de pressão arterial. Interessante observar que outros pacientes, não portadores de hipertensão e que aderiram às mudanças propostas, também se beneficiaram com os princípios de reeducação alimentar proposto pelo aplicativo”, disse o médico.

No aplicativo, o profissional pode enviar a avaliação por email para seu paciente. Também podem ser encontradas dicas de refeições saúdáveis, receitas e outras orientações como:

• Ranking de alimentos com alto teor de sódio
• Alimentos ricos em potássio
• Como interpretar melhor os rótulos de alimentos
• Dez passos para ua alimentação saudável e orientações para hipertensos

O Dieta Dash e todos os aplicativos do TelessaúdeRS/UFRGS são públicos, gratuitos e disponíveis para download para o sistema Android. Em breve, serão disponibilizados também para iOS. Faça o download do Dieta Dash (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sisqualis.dietadash )

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Adicionar Comentário
  • katllen.caroli@gmail.com

    Denunciar Link Permanente

    Sou Nutricionista esse aplicativo me ajudaria muitoo!

  • Olá, Katllen Caroli! O aplicativo pode apoiar o trabalho de profissionais e pacientes que necessitam de alimentação controlada por complicações de saúde. O “Dieta Dash” auxilia na manutenção de uma alimentação saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão arterial. O aplicativo avalia refeições com relação aos níveis de sódio, gordura saturada, açúcar e outros fatores que podem dificultar o controle da hipertensão. Ele também fornece outras opções e receitas para substituir o alimento. #SaúdeNasRedes

    cerca de 4 anos atrás
  • Maílis Angela

    Denunciar Link Permanente

    Antes de tudo, quero dar parabéns pela iniciativa pois, sou massoterapeuta e este aplicativo vai me ajudar e muito quanto à orientar minhas pacientes a adquirir habitos mais saudáveis tendo o aplicativo como ferramenta de apoio pois será de grande valia não só do ponto de vista estetico mas principalmente, da saúde de minhas pacientes.

    cerca de 4 anos atrás
  • Agradecemos o incentivo, Maílis Angela! Essa ferramenta, assim como todos os aplicativos do TelessaúdeRS/UFRGS são públicos, gratuitos e disponíveis para download para o sistema Android. Faça o download do Dieta Dash nesse link e compartilhe com amigos e familiares: http://bit.ly/1LQjRef. #SaúdeNasRedes :)

    cerca de 4 anos atrás
  • Cicero Arruda

    Denunciar Link Permanente

    A prescrição dietética é PRIVATIVA do nutricionista... médico da saúde da família ou qualquer outro profissional NÃO pode prescrever dieta.

    Um aplicativo pode até auxiliar o paciente, mas a avaliação nutricional é imprescindível!

    Deplorável!

  • Olá, Cicero Arruda. O aplicativo não tem função de elaboração de dieta, até porque essa é uma atribuição específica do nutricionista. O médico entrevistado utilizou o app para auxiliar na orientação nutricional para seus pacientes de forma geral. Dentro do contexto de nossas políticas públicas de atenção básica e de alimentação e nutrição, o objetivo é que ele sirva como ferramenta de apoio para facilitar o aconselhamento nutricional de profissionais da Atenção Primária à Saúde como médicos e enfermeiros.

    O aplicativo fornece informações qualitativas acerca da melhor escolha dos alimentos para prevenção e controle da hipertensão, de acordo com as evidências dos benefícios da dieta dash. De forma que não considera dados individuais do paciente como peso, estatura, sexo e idade, tampouco fornece um plano alimentar individualizado. É importante salientar que o app orienta o profissional encaminhar o paciente ao nutricionista quando assim for necessário. Continuamos à disposição.

    cerca de 4 anos atrás
Fim do conteúdo da página