Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Projeto leva cães para pediatria do hospital universitário da UFMS
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 09h56
  • Última atualização: 02/10/15 10h40

Projeto leva cães para pediatria do hospital universitário da UFMS

FireShot Screen Capture 1471 - Projeto leva cães para pediatria do hospital universitário da UFMS - Notícias - EBSERH - www ebserh gov br web portal-ebserh noticias - asset publisher FrE5lZC057TP content pCleisiane com os dois novos amigos de quatro patas. Foto: HumapA pequena Cleisiane da Silva de cinco anos, internada há duas semanas no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), recebeu uma visita diferente nesta terça-feira, 28, os cães Mufasa (um Lhasa Apso) e Apple (uma Bulldog).

A visita dos amigos de quatro patas é uma parceria entre o Humap e a Universidade Católica Dom Bosco, que trouxe para dentro do hospital a “cãoterapia”.

“Já foi comprovado que a interação entre animais e humanos traz benefícios emocionais, afetivos e psicológicos, contribuindo para a melhoria da saúde do paciente”, relatou o professor de veterinária e responsável pelo projeto, Diogo César.

A cãoterapia é um projeto de extensão na Universidade e reúne acadêmicos de veterinária e psicologia. Esta é a primeira vez que o grupo leva os cães para o ambiente hospitalar. A professora de psicologia Heloísa Grubits acredita que o ganho não é somente para o paciente, mas também para o próprio aluno. “A interação com as pessoas desperta a humanização do acadêmico, é um trabalho lúdico em que os dois lados saem ganhando”, declarou.

Rafael Benitez, de 10 anos, estava bem à vontade com os animais. “Eu senti falta do meu cachorro aqui no hospital. Agora deu para matar a saudade com estes aqui”, contou. O enfermeiro chefe da pediatria, José Rezende, também aprovou a iniciativa. “O benefício é imediato, basta olhar o sorriso das crianças. A terapia com animais desmistifica o ambiente hospitalar que é pesado”, concluiu.

A iniciativa de levar cachorros para interagir com pacientes surgiu no Projeto Lazer no Humap, idealizado pelo turismólogo Vlademir Senna. “O intuito é trazer entretenimento para quem está internado e também para os funcionários, com o objetivo de sair um pouco da rotina de hospital”, salientou. Além da enfermaria de pediatria, os cachorros foram levados para a ala pediátrica do Pronto Atendimento Médico (PAM).

Lazer no Humap - O projeto Lazer no Humap criado em agosto deste ano leva shows de diversos gêneros musicais para animar pacientes e funcionários. Passaram pelo hospital os estilos sertanejo, rock e samba. Além de música, a iniciativa vai oferecer salas de cinema e a interação com animais. Depois dos cães, os pacientes receberão, em breve, a visita de cavalos. A cãoterapia será realizada toda terça-feira no período da tarde, a partir das 14 horas.

Fonte: ebserh.gov.br

Registrado em:
Assunto(s): cãoterapia , Humap
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página