Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Criador do Tratamento como Prevenção abre congressos em João Pessoa
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 10h53
  • Última atualização: 28/10/15 10h53

Criador do Tratamento como Prevenção abre congressos em João Pessoa

mr supl01 051 capaO médico e pesquisador argentino radicado no Canadá, Julio Montaner – criador da estratégia “Tratamento como Prevenção” (“Treatment as key to Prevention”/TasP) – fará a conferência de abertura do 10º Congresso de HIV/Aids e do 3° Congresso de Hepatites Virais “Novos Horizontes, Novas Respostas”, do Ministério da Saúde: “Por que pensar no fim da epidemia em 2030”. Realizados em João Pessoa, os congressos acontecerão simultaneamente de 17 a 20 de novembro e pretendem colocar em discussão os principais tópicos que hoje permeiam os temas da aids e das hepatites virais.

A escolha não poderia ser mais acertada: ícone internacional da luta contra o HIV/aids e atual diretor do Centro de Excelência em HIV/Aids da Columbia Britânica (British Columbia Centre for Excellence in HIV/AIDS), no Canadá, Montaner foi pioneiro no uso de medicamentos antirretrovirais como forma de tratar e prevenir milhões de infecções por HIV em todo o mundo – e traduz a ousadia e a excelência que há 30 anos pautam o Brasil em seus esforços para dar fim à epidemia de HIV/aids. Marcado por liderança e inovação, o trabalho do pesquisador estabeleceu novas direções às estratégias de enfrentamento ao HIV/aids, com grande repercussão internacional.

 

Conheça a programação dos congressos na íntegra:

http://aidshvbrasil2015.aids.gov.br/sites/default/files/programacao/programacao_site.pdf

Em grandes linhas, o conceito que Montaner introduziu na Columbia Britânica – e que foi na sequência adotado por vários países, inclusive o Brasil – se refere ao diagnóstico precoce do HIV e ao tratamento com antirretrovirais capazes de suprimir o vírus a ponto de este se tornar indetectável e diminuir de forma drástica o risco de transmissão do HIV. A fórmula tem se demonstrado extremamente acertada: de uma morte quase garantida, alguns anos atrás, a infecção por HIV passou hoje a representar uma doença manejável, que – mediante o tratamento correto – permite ao portador a possibilidade de levar uma vida normal.

Em julho deste ano, na abertura da 8ª Conferência sobre HIV, Patogênese, Tratamento e Prevenção (IAS 2015) – copresidida pelo pesquisador –, cientistas liderados por Montaner afirmaram que “um tratamento antirretroviral imediato oferece mais do que o dobro das possibilidades de uma pessoa se manter viva e com boa saúde”. A conferência representa um dos maiores fóruns científicos no campo de HIV e aids de todo o mundo, e é realizada a cada dois anos.

Poucos meses antes, em maio, o grande estudo clínico internacional Strategic Timing of Antiretroviral Treatment (START) forneceu evidências sobre a importância do início imediato do tratamento a partir da detecção do vírus HIV. O estudo demonstrou que os pacientes tratados imediatamente tinham 53% menos risco de morrer ou desenvolver doenças relacionadas à infecção.

Entre outros reconhecimentos, o pesquisador recebeu em 2010, por exemplo, o Albert Einstein World Award of Science, por seus “incansáveis avanços no tratamento e prevenção do HIV/aids desde o início da década de 1980”. O prêmio foi criado como forma de reconhecer o trabalho de cientistas que levaram a grandes progressos da ciência e benefícios para a humanidade.
Recentemente, no que se tornou mais uma grande demonstração de seu reconhecimento internacional, o pesquisador foi recebido pelo Papa Francisco – que, assim, reiterou a inédita bênção dada pelo Vaticano ao tratamento antirretroviral (TARV). Em julho, o Vaticano enviou uma carta pública aos participantes da conferência IAS 2015 para manifestar-se a favor do tratamento e da prevenção da aids.

A conferência de abertura de Julio Montaner ocorrerá logo após a cerimônia de abertura dos congressos, que contará com a participação do Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Visite a página dos Congressos: http://aidshvbrasil2015.aids.gov.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página