Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Iniciativa divertida aumenta em mais de 50% a taxa de vacinação em São Paulo
Início do conteúdo da página
DIA DA CRIATIVIDADE
  • publicado
  • Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 06h42
  • Última atualização: 17/11/15 10h46

Iniciativa divertida aumenta em mais de 50% a taxa de vacinação em São Paulo

francisco 2A criatividade, por definição, é a habilidade de criar ou encontrar formas para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual. Foi usando este conceito que Francisco Sorares, Coordenador da Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Horizonte, em Carapucuíba (São Paulo), mudou a situação vacinal das crianças da região.

“Quando assumi a coordenação da UBS há três anos, levantei os dados de vacinação da unidade e percebi que o número estava abaixo do esperado para a cobertura da região. Como já fazia alguns eventos na igreja católica, resolvi criar eventos para chamar atenção das crianças. Assim, além tomar a vacina, elas iriam se divertir com os brinquedos. Depois desta iniciativa, nossa taxa aumentou em mais de 55%”, explica Francisco.

francisco3

Em dia de vacinação, com ajuda de doações, Francisco e sua equipe organizam uma festa com pula-pula, piscina de bolinhas e touro mecânico, além de algodão-doce, pipoca e cachorro-quente. “Comecei a iniciativa comprando, eu mesmo, uma máquina de algodão-doce. Hoje contamos com vários parceiros. A padaria ao lado da unidade, por exemplo, sempre doa um lanche para as crianças”, explica. Além das brincadeiras, a equipe aproveita o momento de descontração para outros atendimentos. Durante os eventos, os dentistas da unidade fazem uma avaliação bucal das crianças e ensinam a escovar os dentes adequadamente.

A iniciativa aumentou consideravelmente a proximidade da comunidade com a equipe da saúde. “Percebemos que a demanda aumentou e a comunidade, sabendo como as coisas acontecem na unidade, mesmo com as dificuldades que enfrentamos, chegam com outra atitude. Como eu sou do bairro, procuro sempre conversar com as pessoas. Quando o corredor está cheio, estou sempre lá para avaliar a situação, ajudar as pessoas. Assim, a experiência da pessoa com o Sistema Único de Saúde (SUS) melhora muito”, relata o coordenador.

francisco 4As iniciativas fizeram tanto sucesso na região que, em datas comemorativas, a equipe ocupa também um espaço na igreja do bairro, onde a equipe de enfermagem e médica aproveita o momento para dar prestar um atendimento mais informal para a população.

Você conhece alguma iniciativa criativa que mudou a saúde na sua região? Deixe um comentário aqui no Blog da Saúde e conte para nós. Sua história também pode ser destaque aqui no blog.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página