Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Melhores receitas da alimentação escolar são premiadas em concurso
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 15h36
  • Última atualização: 16/12/15 15h36

Melhores receitas da alimentação escolar são premiadas em concurso

Há quem diga que cozinhar é uma corrente do bem. A receita de uma preparação surge simples, passa de geração em geração e, a cada mão, torna-se ainda melhor. E quando as preparações são feitas e consumidas no ambiente escolar elas tornam-se ainda mais importantes, porque compõem a memória afetiva dos estudantes e desempenham um papel determinante no processo formativo.

Para comemorar os 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação criaram o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que selecionará as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas em todo o país.

 

A Etapa Regional terminou e as 15 finalistas participarão de um curso boas práticas nos dias 15 e 16 de dezembro. No dia 17 acontecerá a "prova de fogo", quando as merendeiras vão preparar suas receitas e a apresentar a atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para um júri composto por 5 membros: um chef de cozinha, uma nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, uma aluna da rede pública e um convidado de instituição parceira do concurso.
Além dos critérios considerados nas etapas anteriores (viabilidade na alimentação escolar, valorização de hábitos locais, criatividade, atividade de EAN), serão avaliados também os aspectos sensoriais, tais como apresentação, aroma, sabor, textura e cor.

E, finalmente, no dia 18, o Brasil conhecerá as 5 vencedoras do 1º Concurso Nacional das "Melhores Receitas da Alimentação Escolar", uma em cada região do país!

Veja a lista das finalistas e as receitas

Fonte: MEC 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página