Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > HC-UFMG lança aplicativo para auxiliar profissionais de saúde
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 14h00
  • Última atualização: 08/02/17 14h12

HC-UFMG lança aplicativo para auxiliar profissionais de saúde

 

2a77d8ac-854a-4da4-bfed-cbd02515a9ceO Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou, na última quinta-feira (2), um software sobre Cuidados Paliativos para orientar profissionais de saúde. O aplicativo já está disponível na plataforma Android e estará, em breve, disponível na App Store. O download gratuito pode ser feito através da Google Play.

A ferramenta busca ajudar a agregar qualidade à vida da pessoa portadora de doenças complexas ameaçadoras da vida e a aliviar o sofrimento. “O paciente precisa ser bem cuidado independentemente de o seu prognóstico ser de um dia de vida ou de seis meses” afirma médica Taís Marina de Souza.

O aplicativo é divido em quatro partes. A primeira, teórica, explica o que são os Cuidados Paliativos; as duas seguintes avaliam a escala funcional e outros sintomas do paciente, respectivamente. “Por meio de um questionário, o profissional avalia como está o dia a dia do paciente, como por exemplo, se ele consegue caminhar sozinho. Também há uma avaliação rápida e simples dos principais sintomas relatados, em que é possível identificar se há necessidade de mudança no tratamento” explica.

 

Depois de preenchido, o questionário gera um percentual identificando a faixa de dependência da pessoa e trazendo sugestões de cuidados. Além disso, há um passo a passo para auxiliar o profissional na comunicação das más notícias. A ferramenta Desenvolvida pelos médicos do HC-UFMG Taís Marina de Souza, Laila Carine Ferreira Lodi Junqueira e Munir Murad Junior.

O que são Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos são práticas aplicadas desde a definição de uma doença incurável e progressiva com o objetivo de aliviar o sofrimento e agregar qualidade de vida ao processo de morrer. Para explicar melhor sobre o assunto, uma web aula gratuita foi realizada pelo Centro de Telessaúde do HC-UFMG nesta quarta-feira (1º). Intitulada “Introdução aos Cuidados Paliativos e Manejo da Dor Crônica”, a capacitação foi conduzida pelo médico oncologista e paliativista Munir Murad Junior.

Na próxima quarta-feira (8), às 15h, no mesmo site, acontecerá o fórum de discussão “Casos Clínicos em Cuidados Paliativos”. Ele será conduzido por Munir Murad Junior e pelo geriatra e paliativista Fabiano Moraes Pereira. Para participar, a pessoa deve entrar em telessaude.hc.ufmg.br pelo menos 15 minutos antes do horário marcado e fazer um breve cadastro. Os dados são necessários para, posteriormente, gerar um certificado de participação.

Com informações do HC-UFMG

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página