Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Cuidados com a água para consumo humano
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 15h45
  • Última atualização: 15/02/17 15h54

Cuidados com a água para consumo humano

shutterstock 403780948Você sabia que a água é fundamental para o bom funcionamento do corpo? Conheça os benefícios aqui: Beber mais água é uma ótima meta para ser cumprida em 2017.

A maior parte do nosso organismo é constituído por água. Ela é vital para o bom funcionamento dos nossos órgãos e metabolismo. No entanto, se a água que consumimos não for de boa qualidade, ela pode transmitir diversas doenças.

Por isso, o Ministério da Saúde é o órgão responsável por definir o padrão de potabilidade da água para consumo humano, que é aquela destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal e, portanto, deve ser fornecida à população com qualidade e quantidade suficiente, para que não ofereça riscos à saúde.

As equipes de vigilância da qualidade da água para consumo humano das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios trabalham monitorando a qualidade da água para consumo humano e orientando a população nos cuidados com a água.

Assim, mesmo quando a água chega tratada em casa pela rede de distribuição e sai pela torneira, recomendamos a você que filtre a água antes de beber. Preferencialmente, deve ser utilizado filtro de barro.

Caso a água que você utiliza para consumo humano não receba tratamento prévio, é necessário o tratamento da água no domicílio, das seguintes formas:

  • Filtrar e adicionar  2 gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% em 1 litro de água (misture e espere 30 minutos para consumir);
  • Filtrar e ferver a água por 5 minutos (espere esfriar para consumir).

ministerio da saude consumo de agua

O recipiente que será utilizado para o tratamento e armazenamento da água no domicílio deve estar limpo e ser de uso exclusivo para este fim.

O tratamento da água auxilia na prevenção de doenças, como diarreia, hepatite A, cólera, febre tifóide, entre outras.

Gabi Kopko, para o Blog da Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página