Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Qual é a sua roupa neste Carnaval?
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 17h04
  • Última atualização: 01/03/17 17h11

Qual é a sua roupa neste Carnaval?

Onde quer que você festeje a folia, uma coisa não pode faltar

32887562722 12a6203adf kFoto: Erasmo Salomão/MS

De norte a sul do Brasil. No litoral, na capital ou no interior. São cinco dias da maior festa popular do mundo. E ai, com que roupa você vai? Pode a mais luxuosa da agremiação. Ou um jeans, camiseta e tênis. Pode até ser de baby-doll. Mas sabe o que todos devem vestir? A camisinha!

“Ei, você vai sair descamisado no carnaval? Você usa abada, você faz a sua fantasia, mas descamisado não! Conheceu a pessoa ali, naquela hora, naquele momento, tá aquele frisson? Tudo bem vai rolar, use camisinha e viva essa festa!”, destaca com entusiasmo o músico baiano Carlinhos Brown.

O recado do criador da banda Timbalada segue a recomendação do Ministério da Saúde: usar a camisinha tem que ser pra valer! Ela não pode ser só parte da festa. Tem que ser parte de você. E o motivo é simples: se proteger e proteger as pessoas com quem você se relaciona de infecções sexualmente transmissíveis e, é claro, daquela gravidez não planejada.

 

Segundo Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas Sexuais dos Brasileiros (PCAP 2014), o uso de preservativos, especialmente entre os jovens, vem caindo. Tanto com parceiros eventuais, como com parceiros fixos.

“Já é uma tradição a gente aproveitar o carnaval, essa grande mobilização que existe em Salvador, a presença de pessoas do Brasil inteiro, do mundo inteiro, para a conscientização da necessidade do uso da camisinha. Afinal de contas, eu diria que a gente consegue, sobretudo, tocar no coração do jovem. Neste momento que o jovem tá na rua, que o jovem tá na festa, há necessidade do uso da camisinha e da preservação da saúde”, lembra o prefeito de Salvador/BA, ACM Neto.

TV Saúde ouviu os jovens sobre o hábito de usar camisinha:

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada nas escolas de todo o país com adolescentes de 13 a 17 anos, mostra um número preocupante: 35,6% dos alunos não usaram preservativo na primeira relação sexual. É com base nesses números que o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Carnaval que, este ano, tem como foco o uso do preservativo.

“Temos mais de 100 mil brasileiros que vivem com HIV e não sabem. Ainda não fizeram a testagem. E também temos mais de 260 mil pessoas que sabem que vivem com o vírus e não se tratam. O tratamento é gratuito. E o tratamento do governo brasileiro é o melhor tratamento do mundo. E é muito importante que as pessoas usem camisinha, façam o teste e, se o resultado for positivo, que se tratem. Assim, nós poderemos controlar a disseminação do HIV, que afeta 40 mil novas pessoas a cada ano”, alerta o ministro da Saúde Ricardo Barros.

Em todo Brasil serão distribuídas 74 milhões de camisinhas masculinas e três milhões de preservativos femininos, além de saches de gel lubrificante.

Luiz Philipe Leite, para o Blog da Saúde.

HIV/AIDS: Casos entre jovens de 15 a 24 anos cresce 85% nos últimos 10 anos. Ouça aqui!

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página